Search
Close this search box.
Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta terça – feira (23)

Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta terça – feira (23)

Por Rlagos Notícias

23 de novembro de 2021

Compartilhar no WhatsApp

CÂMARA UNIDA

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar, utilizou a tribuna na sessão desta terça-feira (23) para falar da situação das unidades de Estratégia de Saúda de Família, os ESF’s. O vereador disse que tem feito visitas frequentes às unidades e que os servidores que trabalham nesses locais sejam de excelência, como médicos, enfermeiros, agentes de saúde. Porém, ele ressaltou que a coordenação geral dos ESF’s está aquém do esperado, pois faltam insumos, medicamentos e aparelhos. Foi proposta uma união da Cânara em prol dos ESF’s. Os vereadores Luís Geraldo, Roberto Jesus e Vanderson Bento também discursaram sobre o tema. Eles destacaram falta de manutenção nas unidades, falta de suporte necessário para o funcionamento odontológico, pressão exagerada nos servidores. “A valorização dos ESF’s foi uma promessa de campanha do prefeito. Temos que cobrar”, disse Luís Geraldo.

VANDERSON DO SALÁRIO

O vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Vanderson Bento (PTB), afirmou nesta terça-feira (23) na sessão da Câmara Municipal, que o prefeito José Bonifácio (PDT) disse a ele que há uma possibilidade muito grande da Prefeitura pagar o que falta de dezembro de 2020 e entrar o ano de 2022 zerado de dívida com o servidor cabo-friense. Ainda de acordo com o nobre edil, a operação tapa buraco que o mesmo passou pela Casa Legislativa do município está a todo vapor. “A operação tapa buraco está avançando muito e com o tempo, vamos fechar fechar todos os buracos da cidade”, discursou Vanderson.

MIDORI DA GUARDA

A vereadora de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Carol Midori (DC), pediu mais estrutura para a Romu e a Guarda Municipal como um todo na sessão desta terça-feira (23) da Câmara cabo-friense. De acordo com a nobre edil, a Romu não tinha sequer combustível para acompanhá-la nas suas operações em prol dos animais da cidade e nem para fazer a ronda pelo município. Ela pediu ao prefeito José Bonifácio (PDT) mais condições de trabalho para os guardas cabo-frienses. “Eu peço ao prefeito José Bonifácio no âmbito da Guarda Municipal, pra que essas pessoas tenham condições de trabalhar. Porque eles querem fazer um trabalho com excelência, assim como a Romu sempre faz, junto a minha equipe. Mas, eles não têm estrutura de trabalho. Você não tem uma gasolina pra colocar na viatura pra você fazer a ronda na cidade, é um absurdo pra uma cidade como Cabo Frio. Falta de recursos, falta de verba não é. O porquê isso está acontecendo a gente está tentando entender. Mas, cabe ao prefeito, por favor, tentar resolver essa situação”, finalizou Carol.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

SERGINHO DE JORDY

O deputado licenciado e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Dr. Serginho, fez uma reunião em Brasília no Icmbio nesta terça-feira (23) acompanhado do deputado federal, Carlos Jordy (PSL). Na pauta do encontro estavam os projetos em desenvolvimento do prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e as pautas apresentadas pelos pescadores cabistas. O secretário publicou esse compromisso público nas suas redes sociais. “Iniciando reunião no @icmbio em Brasília, com o deputado @carlosjordy! Na pauta a busca de solução das pautas apresentadas pelos pescadores de Arraial do Cabo, bem como os projetos em desenvolvimento pelo prefeito @marcelomagnoarraial”, escreveu Serginho.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

SERGINHO ISRAELENSES

O deputado licenciado e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Dr. Serginho, se reuniu nesta terça-feira (23) com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, no intuito de buscar soluções tecnológicas e parcerias para as áreas da agricultura, cidades inteligentes, segurança e saneamento para o Estado fluminense. O secretário postou o encontro nas suas redes sociais e prometeu apresentar em breve soluções de inovação para as demandas dos setores produtivos do Estado. “Agradeço a recepção do embaixador israelense Daniel Zonshine! O Estado do Rio busca soluções tecnológicas e parcerias para as áreas da agricultura, cidades inteligentes, segurança e saneamento! Em breve, apresentaremos soluções de inovação para as demandas dos setores produtivos do estado”, escreveu Serginho.

Bonifácio e Vanderson Bento se reúne com secretario do Estado Max Lemos  para construir Cabo Frio - Rlagos Notícias

VANDERSON NO ESTADO

Fontes do Rlagos revelaram que o vereador Vanderson Bento, vai pedir licença da câmara de vereadores de Cabo Frio, para assumir um cargo no Governo do Estado do Rio, segundo fontes Vanderson que está, com um bom relacionamento com o governador Cláudio Castro atrás do deputado licenciando e secretário de infraestrutura Max Lemos está articulando a ida do nobre EDIL para o Estado. Ainda segundo a fonte tudo indica que Vanderson vai deixar o PTB e partir para o PSDB, partido de Max, já que a família Bento está com ótimas relação com o nobre deputado. Caso Vanderson deixa a Câmara seu suplente é o ex-vereador Blablau do Jacaré. Vamos aguardar pra ver as próximas cenas.

PRIMEIROS SOCORROS

Aconteceu nesta terça-feira (23) no estacionamento do Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, o primeiro dia do Simpósio de Salvamento Terrestre e Aquático do Corpo de Bombeiros, que ocorrerá de hoje até quinta-feira (25). O portal Rlagos acompanhou em loco o treinamento do 18°GBM e conversou com o Coronel Torres. “Hoje na verdade nós estamos terminando o primeiro dia do Simpósio de Salvamento Terrestre e Aquático, que ocorrerá hoje, amanhã e quinta-feira. E no final das instruções, que ocorrem sempre no final da manhã, sempre teremos uma demonstração profissional. Hoje é a demonstração de salvamento com vítimas presas em ferragens, salvamento veicular, com as técnicas e os equipamentos que nós possuímos aqui no Quartel de Cabo Frio e no Corpo de Bombeiro. Esses profissionais militares são especialistas nesse tipo de salvamento. Nos próximos dias teremos, amanhã na quarta-feira, a parte de salvamento náutico, teremos o simulado na Lagoa também, mostrando o salvamento de vítimas de Canoa Havaiana sendo colidida com uma embarcação. E na quinta-feira, finalizando o nosso ciclo de palestras, teremos uma conpetição de militares e civis que têm curso de salvamento no mar. Será lá na Praia do Foguete, onde será um biatro, será realizado e premiado aqueles melhores desempenhos do dia. É uma rotina diária nossa, mas… Mais ainda agora que estamos dando ênfase na chegada da alta temporada na nossa Região, mostrando que estamos preparados e a cada dia aperfeiçoando mais o nosso rendimento. Nesse tipo de simulado, tentamos sempre mostrar o mais próximo da realidade de forms que os nossos militares tenham que atuar nas situações mais adversas para atender, saber a melhor saída, o melhor equipamento e a melhor posição de atender uma vítima aqui especificamente em caso de uma colisão com vítimas presas em ferragens”, finalizou o coronel.

COLÔNIA PASSA BEM

Ontem essa Coluna Política o Bocão do Povo noticiou, que o vereador Alexandre da Colônia de Cabo Frio precisou se internar as pressas após passar mal, o Rlagos recebeu na tarde de terça – feira (23), que o vereador passa bem e já está sendo medicado, de acordo com informações passada para nossa equipe, o vereador descobriu um úlcera, e deve passar por mais exames durante a semana, por conta disso o nobre EDIL está afastados de suas funções na casa legislativa.

VEREADORES VOADORES

Nesta segunda-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio visitaram o Cabo Frio Airport. A reunião teve como objetivo estreitar laços para promover o fomento da atividade turística, por meio de ações que desenvolvam e incentivem os voos comerciais de passageiros. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM) e os vereadores Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL), Oséias de Tamoios (PDT), Thiago Vasconcelos (AVANTE) e Vinícius Corrêa (PP). O diretor-presidente do aeroporto, Rodrigo Abreu, aproveitou a visita para apresentar todo o trabalho que está sendo feito para consolidar o local como complexo internacional logístico e expandir a Região dos Lagos como destino turístico para outras localidades. O aeroporto foi inaugurado em 1997 e ampliado em 2001, tendo a segunda maior pista do estado. Com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano, o local é estratégico para o desenvolvimento do turismo.

ORÇAMENTO PARA 2022

Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a Câmara Municipal de Cabo Frio iniciou os debates sobre os Projetos de Emenda Impositiva à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. A LOA foi enviada pelo Executivo no fim de outubro para a Casa Legislativa. As emendas impositivas são o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições.  O valor é correspondente a 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, o que corresponde a R$ 10.144.920,45.   São 17 projetos de emenda impositiva, um para cada vereador. Desta maneira, os parlamentares poderão indicar a aplicação de recursos do orçamento, sendo 50% destinados à saúde e os outros 50% a outros órgãos e entidades da administração municipal. Os parlamentares Adeir Novaes (REP), Alexandra Codeço (REP) e Vinícius Corrêa (PP) destinaram 100% da verba para a manutenção do Hospital Municipal de Tamoios. Outros cinco vereadores destinaram 50% da verba para a mesma unidade. São eles: Carol Midori (DC), Josias da Swell (PL), o presidente Miguel Alencar (DEM), Oséias de Tamoios (PDT) e Rodolfo Machado (SD). Na área da saúde também foram propostas emendas destinando recursos para aquisição de ambulâncias (Léo Mendes -DC) , reativação do Hospital Municipal da Criança (Thiago Vasconcelos – AVANTE), reforma e reestruturação dos postos de saúde (Alexandre da Colônia -DEM e Roberto Jesus – MDB), criação do Centro Odontológico Municipal para crianças até 12 anos de idade (Luís Geraldo – REP e Douglas Felizardo – AVANTE) , dentre outros. Em relação as outras áreas, o parlamentar Thiago Vasconcelos (AVANTE) destinou os recursos para a reforma do Mercado Municipal Sebastião Lan, Felipe Monteiro (PDT) para o Programa Social Moeda Itajuru, Jean da Autoescola (PL) e Alexandre da Colônia (DEM) para projetos voltados à pesca, Vanderson Bento (PTB) para pagamento de abono aos agentes de combate a endemias, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Outros projetos também foram propostos e tramitam na casa. As emendas foram encaminhadas para a análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação. Seguindo o prazo estabelecido na emenda à Lei Orgânica Municipal nº32, a LOA deverá ser encaminhada para a sanção do executivo até o dia 15 de dezembro. A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pelos municípios com objetivo de gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro.

CODEÇO DAS EMENDAS

A vereadora de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Alexandra Codeço (Republicanos), informou que vai dar toda a sua emenda impositiva de R$580 mil reais, a qual os vereadores têm direito, para ajudar na reabertura do Hospital de Tamoios, no Segundo Distrito cabo-friense. “Na sessão de hoje encaminhei uma emenda impositiva direcionado para o Hospital de Tamoios. É em torno de quase R$600 mil, que vai ser retirado no orçamento do ano que vem. Sabemos que toda Saúde precisa de investimentos, mas hoje me causa grande preocupação a população de Tamoios precisa realmente reabrir o nosso Hospital. Contem comigo”, finalizou Codeço.

Pode ser uma imagem de texto que diz "2020) 2021 A PREFEITURA DE CABO FRIO CONVIDA PARA HASTEAMENTO DA BANDEIRA AZUL NA ORLA DA PRAIA DO PERÓ QUE ACONTECERÁ NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 14H 0RIOA CABOFRIO"

BANDEIRA AZUL DO PERÓ

Mais uma vez, a Praia do Peró será palco da cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul, que é uma certificação internacional dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. Dessa vez, a bandeira ficará exposta na praia até 1º de novembro de 2022. O hasteamento será na próxima quinta-feira (25), às 14h, com a presença do prefeito José Bonifácio e apresentações musicais de Rogério Ramos e Jorge Villas. Essa é a quarta vez que a Praia do Peró é certificada pelo programa Bandeira Azul, que tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros.Para ganhar o certificado, a Praia do Peró cumpriu 34 critérios específicos que precisam ser comprovados anualmente, para que a bandeira permaneça hasteada.O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), que é uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR (Instituto Ambientes em Rede).

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé

IGUABA NO CEASP

Na manhã de segunda-feira (22) o prefeito Vantoil Martins, acompanhado dos secretários de Planejamento, Eron bezerra e de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa e do vereador Marciley Lessa, estiveram presentes no lançamento do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, o Ceasp – considerado o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil.O prefeito aproveitou o evento para apresentar aos empresários a Zona Especial de Negócios (ZEN) de Iguaba Grande, uma área de 240 mil m², com acesso pela Rodovia Amaral Peixoto e em tratativas com a Concessionária ViaLagos, para receber também uma entrada pela RJ-124.“A nossa Zona Especial de Negócios é uma realidade. O Projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, as equipes da secretaria de Obras, urbanismo e Serviços Públicos fazendo a parte de medições das áreas e a divisão de ruas e estamos buscando atrair investidores para a ZEN de Iguaba. Tenho certeza que esses empreendimentos colocarão Iguaba, de forma competitiva, no mercado de todo estado.” Disse Vantoil.

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins garantiu que vai sancionar PL assim que chegar em suas mãos.  - Arquivo

CANNABIS EM BÚZIOS

A cidade de Armação dos Búzios, localizada na Região dos Lagos do Rio, será a primeira cidade dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro a aprovar o uso e a distribuição de cannabis medicinal. A confirmação do fato se deu após a votação histórica aconteceu na Câmara, manhã desta terça-feira (23). Por unanimidade, numa sessão lotada, a emenda ao Projeto de Lei de autoria do vereador Aurélio Barros (PATRI) foi aprovado em regime de urgência. Definitivamente um dos balneários mais badalados e charmosos do país, – o favorito das estrelas – se consagrou também como a cidade mais moderninha do Estado. A iniciativa teve duas etapas. A primeira foi uma audiência pública que contou com militantes da causa, pais e responsáveis por pacientes que precisam fazer uso de medicamentos com canabidiol. E após o PL ser apresentado e debatido, recebeu emendas com estudos técnicos ambulatoriais do município. Agora o projeto segue para o prefeito Alexandre Martins (REP), que já antecipou que vai sancionar.

Vantoil Martins é eleito prefeito de Iguaba Grande. Pesquisa apontava  vitória - Fique Bem Informado

IGUABA SERÁ A PROXIMA

E não para por ai após saber da novidade o prefeito de Iguaba Grande Vantoil Martins (CID), disse que pretende também implementar o programa no município. Caso tudo de certo Iguaba será a segunda no Estado a adotar uso da cannabis medicinal.Vantoil entrou em contato com presidente do parlamento buziano para conhecer o projeto melhor e afirmou que pretende criar um PL do Executivo e encaminhar para Câmara o mais rápido possível para garantir que cidadãos iguabenses que sofrem de patologias que careçam de canabidiol possam também ser assistidos e com isso garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

23 de novembro de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!