Search
Close this search box.
PMs e o BOPE usaram pelo menos 60 fuzis em ação no Complexo do Salgueiro e ainda desejaram um feliz natal a todos; diz policia civil

PMs e o BOPE usaram pelo menos 60 fuzis em ação no Complexo do Salgueiro e ainda desejaram um feliz natal a todos; diz policia civil

Por Rlagos Notícias

23 de novembro de 2021

Compartilhar no WhatsApp
Corpos foram retirados d emangue pelos próprios moradores Foto: Márcia Foletto

Os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de elite da PM, usaram, pelo menos, 60 fuzis durante a ação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A PM contabiliza 10 mortos em toda a ação.

No fim de semana, um PM e outro homem que teria participado dos confrontos foram mortos. E mais oito corpos foram encontrados por moradores na área de manguezal da região, na segunda-feira (22/11).

“As armas usadas pelos 60 agentes do Bope vão ficar à disposição da Polícia Civil para exame de balística. Queremos transparência nas investigações. Os policiais do 7º BPM (São Gonçalo) começaram a ser atacados na quinta-feira (18/11), quando fechamos cerco à região para impedir roubos de carga”, afirmou Ivan Blaz, porta-voz da instituição.

No sábado, um PM e outro homem que participavam dos confrontos foram mortos. Até o início da noite de segunda-feira (22/11), agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí responsáveis pelas investigações identificaram sete dos oito corpos encontrados na segunda-feira (22/11). Um deles é David Wilson Oliveira Antunes, de 23 anos.

A Polícia Civil já solicitou à PM a relação dos policiais que participaram da ação. A Corregedoria da PM também instaurou inquérito para apurar se houve desvio dos agentes. Eles vão começar a ser ouvidos pelo órgão ainda nesta semana.

David não tem anotações criminais, mas segundo a polícia estava usando roupas camufladas, como outros criminosos. Entre os identificados estão Kauã Brener Gonçalves Miranda, de 17 anos, que também não tinha passagem pela polícia; e Ítalo George Barbosa Govea Rossi, de 23 anos, o Sombra, que segundo a polícia, tem seis anotações criminais, entre elas por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

Os outros identificados são Jhonatan Klando Pacheco Sodré, 28, com passagens e estava evadido do sistema prisional do Pará; Elio da Silva Araújo, 53, Rafael Menezes Alves, 28, e Carlos Eduardo Curado de Almeida, 21, todos com anotações criminais.

PMs desejaram Feliz Natal a moradores

O Ministério Público, que foi informado da operação, vai investigar denúncias, feitas por moradores, de execuções, tortura e excesso por parte de policiais. Um perito integrante do quadro técnico da instituição também foi designado ao Instituto Médico Legal (IML) para acompanhar o exame dos corpos.

Defensores públicos, representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Alerj) e da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB-RJ) estiveram com moradores na localidade conhecida como Palmeiras.

“A PM sai da comunidade após longo confronto no domingo, por volta das 18h, agradecendo aos moradores e desejando Feliz Natal. Pontos importantes, não houve comunicação da existência de mortes à Polícia Civil. Era fundamental para que o local fosse preservado para ser periciado”, criticou Maria Julia Miranda, defensora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública.

De acordo com a PM, o local era de difícil acesso e não foi possível precisar se havia mortos. A instituição alegou, ainda, que foram feitos registros de ocorrência na delegacia da região com material apreendido como armas, munições e drogas.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

23 de novembro de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!