Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quinta – Feira (25)

VAI TER QUE DEVOLVER TUDO; PEDOFILIA NO GOVERNO E NO IML; AMEAÇADA PELO TRÁFICO DE DROGAS; VEREADOR LEVA SOCÃO NA CARA; PROES EM IGUABA; BANDEIRA AZUL É HASTEADA; SWELL CONTRA FEMINICÍDO; FELIZARDO DO QR CODE; JESUS DA TRASPARÊNCIA; VINÍCIUS DO CONVÊNCIO; CODEÇO DA MÚSICA; MIDORI DA CASTRAÇÃO É LEI;

302

VAI TER QUE DEVOLVER TUDO

Nos últimos tempos Cabo Frio só tem se envolvido em polêmicas, cada dia que passa é uma polêmica diferente, e sempre essas polêmicas são na saúde de Cabo Frio, a nova do dia foi que o vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Roberto Jesus (MDB), fez uma denúncia na sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira (25) contra o secretário de Saúde da cidade, Felipe Fernandes (PDT). De acordo com Roberto, Fernandes estaria recebendo o salário de vereador e não de secretário do município. Ainda segundo o nobre edil, apenas o vereador licenciado Davi Souza, que atualmente é secretário de governo do prefeito José Bonifácio (PDT), tem o direito de optar por um dos dois salários por ser o titular do mandato na Casa Legislativa cabo-friense. “Em relação ao Felipe Fernandes… O que acontece? Quero deixar uma coisa aqui bem clara: o vereador Davi Souza foi ser secretário, isso aí é totalmente normal, é legal, porque ele tem a opção de optar pelo salário de vereador, porque é um salário mais alto, embora a diferença não seja tão grande… Mas, para os cofres públicos faz muita diferença, vai dar em torno aí de quase R$2 mil reais de diferença do salário de secretário. O Felipe Fernandes assumiu aqui, isso não faz diferença se ele só tenha vindo para assumir, na próxima sessão não estava, isso não faz diferença, se ele ficou um dia, ou um mês, ou dois meses, ele não é o vereador, ele é o suplente. O cargo de vereador pertence ao vereador Davi Souza.

PEDOFILIA NO GOVERNO E NO IML

Mais um escândalo agitou Cabo Frio nessa manhã de quinta – feira (25), um assunto que repercutiu no Estado todo e em todos os jornais do Brasil, foi a prisão de um servidor da prefeitura de Cabo Frio que trabalha no IML da cidade, por pedofilia, é cada escândalo que é de deixar todos de cabelo branco, o governo para gerar tanta polemica é esse do Zé. Chegou na tarde de quinta (25), na cidade da policia no Rio de Janeiro, Raul Rautemberg ele que é funcionário da Prefeitura de Cabo Frio foi preso em flagrante, nesta quinta-feira, por armazenar material com conteúdo de pornografia infantojuvenil. Raul Rautemberg, de 54 anos, já vinha sendo monitorado pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), através do setor especializado no combate a abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Segundo a polícia, Raul era funcionário da prefeitura há 30 anos e trabalhava no Setor de Verificação de Óbito. A investigação da especializada durou cerca de dois meses. Por uma análise prévia do material arrecadado no cumprimento de busca e apreensão expedido pelo Vara Criminal de Cabo Frio, a polícia confirmou que ele foi preso em flagrante por armazenar o material. Entretanto, a perícia no material será realizada pelos peritos do Setor de Informática do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) para confirmar se houve também o crime de compartilhamento. Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que Raul Rautemberg tem contrato temporário, desde o dia 1° de janeiro de 2020, no qual desempenha a função de agente administrativo, na Secretaria municipal de Saúde, lotado no serviço de verificação de óbitos, no Instituto Médico Legal (IML). Ressaltou que ele foi “contratado seguindo os trâmites legais, não sendo identificado na época qualquer tipo de problema que o desabonasse. A Secretaria municipal de Administração vai submeter o profissional a processo administrativo, a fim de avaliar a conduta do servidor”.

AMEAÇADA PELO TRÁFICO DE DROGAS

E não para por ai no final da tarde de quinta (25), a secretaria de educação de Cabo Frio se meteu em uma furada que só Jesus, a mesma agora está numa sai justa que nem vai dormir essa noite. Elicéa da Silveira foi ameaçada pelo trafico de drogas do Itajuru área do TCP, a mesma encontrou um sacola de drogas atrás do muro da SEME, a secretária não pensou duas vezes e chamou a policia e entregou as drogas para a guarnição. O pior de tudo que os traficantes voltaram na secretaria e ameaçaram Elicéa com tons de muita arrogância, e disseram, que se as drogas não fossem devolvidas a coisa não ia ficar legal para a nobre secretária. O caso foi parar na delegacia e a secretaria precisou ser monitorada por um viatura da PM, pois geral lá ficaram com muito medo de alguma coisa acontecer. Parece que esse governo de Zé se acham autoridade agora querem fazer o serviço da policia e se meterem em assuntos que não desrespeitam a eles. Final da historia mexeu onde não devia agora aguente as consequências.

VEREADOR LEVA SOCÃO NA CARA

Um vereador da Região dos Lagos, levou o maior soco na cara do ex – marido de uma vereadora da Região em uma festa, a porrada foi tão dada que o nobre EDIL caiu sentado na frentes de todos no meio da festa, foi uma vergonha a cena. Fontes do Rlagos informaram que a cena aconteceu na casa de um outro vereador que deu uma festinha para os amigos e convidou os mais chegados e alguns colegas de da casa legislativa. Ainda segundo a fonte o vereador só poderia está bêbado para fala o que ele falou para o ex – marido da nobre EDIL. Foi uma pergunta tão cabeluda, que o mesmo não pensou duas vezes em dar aquele socão. O Rlagos sabe o que o vereador falou para o ex- da vereadora e ainda por cima recebeu um vídeo dele levando o soco por que nossa fonte filmou tudo e mandou para gente, na coluna de sexta vamos postar o vídeo e vamos fala qual foi o assunto que levou o nobre EDIL a levar aquele soco, fiquem ligados.

PROES EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande Vantoil Martins anuncio no programa Rlagos/Cast, que Iguaba grande agora ira contar com o policiamento da Proes, isso é mais uma parceria da prefeitura de Iguaba com o Governo do Estado, para melhora mais a segurança da cidade, Vantoil falou com exclusividade que assinou nessa tarde de quinta (25), o oficio que foi levado pelo secretario de ordem pública e chefe de gabinete Fábio Costa se reuniu com o Governo do Estado e com representantes da polícia militar, na parceria será contratado quatro policias militares, a proposta do prefeito é que isso possa sair ainda esse ano tudo depende agora do Estado.

BANDEIRA AZUL É HASTEADA

A Bandeira Azul foi novamente erguida na Praia do Peró, em Cabo Frio, para a temporada 2021/2022. A cerimônia foi realizada na tarde desta quinta-feira (25) e contou com a presença do prefeito José Bonifácio (PDT), secretários municipais e vereadores. A premiação internacional é dedicada ao reconhecimento da gestão sustentável de praias, marinas e embarcações de turismo, e ficará exposta na praia até 1º de novembro de 2022. Esta é a quarta vez que o selo de qualidade ambiental é concedido à praia cabo-friense. O principal objetivo do símbolo é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.“Este trabalho foi iniciado pelos Amigos do Peró, que lutaram muito junto aos governos anteriores para essa conquista. Estamos apenas consolidando e assumindo este compromisso para que todos os anos a gente possa ter essa bandeira hasteada aqui, na Praia do Peró. As exigências são grandes, mas dependemos demais da conscientização da sociedade para que este selo continue sendo aprovado”, declarou o prefeito José Bonifácio.

SWELL CONTRA FEMINICÍDO

Cabo Frio poderá ter um Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio. O assunto foi trazido na sessão ordinária desta quinta-feira (25), por meio do Projeto de Lei 461/2021, de autoria do vereador Josias da Swell (PL). De acordo com o PL, o feminicídio consiste no homicídio de mulheres e meninas em situação de violência doméstica e familiar, ou por menosprezo ou discriminação por ser mulher, como em caso de crime antecedido por violência física ou sexual. Dentre os objetivos do programa estão reduzir o número de crimes deste tipo; promover o fortalecimento e a articulação da rede de enfrentamento e atendimento; além de garantir e proteger os direitos das vítimas. O PL elenca 14 ações que a serem implementadas pelo poder público, como por exemplo, priorizar mulheres em situação de violência e sobreviventes de feminicídio como público-alvo em programas, projetos e ações sociais. O documento segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Câmara Municipal de Cabo Frio

FELIZARDO DO QR CODE

O vereador Douglas Felizardo (AVANTE) torna obrigatório o fornecimento gratuito de pulseira de identificação com QR Code para crianças de até 12 anos em praias e eventos no município. O Projeto de Lei 477/2021 começou a tramitar na Casa Legislativa na sessão desta quinta-feira (25). De acordo com o documento, a pulseira de identificação deverá ter um sistema que impeça a reutilização, ser inviolável, intransferível e resistente à água. O item será solicitado pelo próprio responsável da criança, em locais divulgados previamente. O PL foi encaminhado para a CCJ.

JESUS DA TRASPARÊNCIA

Por meio da Indicação 369/2021, o vereador Roberto Jesus (MDB) solicita ao Executivo que sejam atualizados os dados cadastrais dos servidores no Portal da Transparência. Ele relata que em consulta aos dados públicos, não é possível identificar a quantidade de horas trabalhadas quando há duas matrículas; não há identificação de médico por especialidade, sendo todos cadastrados como socorristas. O parlamentar utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira (25) para discursar sobre o tema.

Câmara Municipal de Cabo Frio

VINÍCIUS DO CONVÊNCIO

O vereador Vinícius Corrêa (PP), por meio da Indicação 633/2021, solicitou na sessão desta quinta-feira (25) renovação do convênio de cooperação celebrado entre o Município de Cabo Frio e a APAE/Cabo Frio – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que visa suprir as necessidades do quadro de funcionários para o pleno da unidade. O documento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo. Na justificativa, o parlamentar ressalta ser uma reivindicação dos pais de alunos da unidade, que alegam o não funcionamento da sala de recurso por falta de professores e assistentes. “Constatamos com a coordenação da APAE que até o momento, o convênio de cooperação não foi renovado. Ele tem como objeto a cessão de servidores municipais para a prestação de serviços visando promover a melhoria de qualidade de vida de crianças e adolescentes, adultos e idosos com deficiência”, explicou. A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

CODEÇO DA MÚSICA

A Lei 3.310/2021 é de autoria da vereadora Alexandra Codeço (REP) e institui o “Canta Cabo Frio” no Calendário Oficial de Eventos do Município. O concurso tem como objetivos incentivar e revelar novos talentos musicais; estimular a troca de ideias e conhecimentos sobre a produção artística; revelar, valorizar e promover novos talentos, incentivar a criatividade musical, promover o intercâmbio cultural e proporcionar à população cabo-friense a oportunidade de conhecer e apreciar a boa música.

MIDORI DA CASTRAÇÃO É LEI

A Lei 3.304/2021 é de autoria da vereadora Carol Midori (DC). O documento institui o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em situação de rua, sob cuidado de tutores de baixa renda ou voluntários, além de caracterizar a castração como função de saúde pública. O controle deve ser feito por meio de esterilização cirúrgica para o controle de reprodução, vedada a prática de outros procedimentos veterinários. Os tutores que desejem realizar a castração deverão comprovar renda familiar, dentre outros critérios.