POLÊMICA NA GLOBO | Globo causa polêmica ao exibir cena de masturbação em novela

Um Lugar ao Sol, novela em que cena foi mostrada, tem sofrido com baixos índices de audiência

347

Uma cena da atual novela das nove da TV Globo, Um Lugar ao Sol, causou muita polêmica na noite de quarta-feira (24), por exibir um momento de masturbação durante a trama. A cena, protagonizada pela atriz Andrea Beltrão, gerou diversas críticas nas redes sociais por conta da exibição da insinuação sexual em TV aberta.

O fato acontece na trama quando a personagem Rebeca, que é vivida por Beltrão, acaba de ser rejeitada pelo marido Túlio, encenado pelo ator Daniel Dantas. Quando ele vai para o banho, a esposa, que lia um livro, começa a se masturbar. O momento, apesar de não aparecer de forma completamente explícita, tem uma interpretação que insinua claramente o ato.

Nas redes sociais, diversos internautas questionaram a inserção da cena no capítulo da telenovela, especialmente levando em conta o fato de que o episódio de quarta começou às 20h35, uma hora mais cedo do que costuma ser exibido, em razão da rodada do Campeonato Brasileiro mostrada pela Globo. O fim do capítulo, que em geral se dá perto das 23h, terminou às 21h20 na quarta.

No Twitter, por exemplo, o tema foi alvo de muitas reclamações. Alguns usuários da rede social chamaram o momento de “constrangedor” e outros afirmaram que a emissora teria perdido “a linha” e “o limite do bom senso” ao mostrar a cena em rede nacional.

A novela Um Lugar ao Sol tem obtido um resultado fraco no ibope, um dos piores dos últimos anos em sua faixa horária.

Segundo a publicação, o capítulo no qual a cena foi exibido chegou a ser excluído – não há registros até hoje da cena. Na ocasião, o jornal Folha de S. Paulo chegou a comentar a polêmica que teria chegado até aos círculos do poder.

“Enfim, é melhor que os telespectadores mudem de canal ou desliguem a TV se não gostarem do que veem, do que a censura voltar a intuir nossos desejos. Democracia tem disso: respeito ao direito de todos, por mais exóticos que sejam alguns entre esses todos”.