Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Sexta – Feira (26)

PASTEL DA PROLAGOS; LÉO FALTA SESSÃO PELO FLAMENGO; FEIXO NA CÂMARA; ZÉ DA CASTRAÇÃO; ZÉ MANGALARGA; MISLENE DENUCIA PREFEITURA; DURA A VIDA DA MULHER; CECILIANO E WLADIMIR NO FLAMENGO; ALERTA VEREMLHO MAIS COVID AI; CEMITÉRIO NOVO NA ALDEIA

245

PASTEL DA PROLAGOS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, Fábio do Pastel (PL), acordou cedo nesta sexta-feira (26) para acompanhar os trabalhos na Praça do Barro Mossoró com limpeza e poda de árvores, desassoreamento das redes de esgoto e de afluentes. Pastel aproveitou para agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho e em especial a Concessionária de Água e Esgoto da Região, a Prolagos. “Começamos a nossa sexta feira já bem bem cedo, acompanhando de perto os trabalhos da nossa secretário de serviço público na Praça do Barro Mossoró, com limpeza, poda das árvores, desassoreamento das redes de esgotos e de afluentes, além da construção de um novo PV que dá acesso a rede de esgoto próximo a praça, buscando solucionar os vazamentos de esgoto no local. Quero agradecer a Prolagos S/A – Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto pela parceria na execução dos serviços no local e ao Vereador Chimbiu e ao Vereador Franklin pelo carinho e parceira com este bairro. Parabéns a todos envolvidos neste grande trabalho”, escreveu Fábio.

LÉO FALTA SESSÃO PELO FLAMENGO

O vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Léo Mendes (DC), faltou a sessão da Câmara dessa última quinta-feira (25). De acordo com fontes do Rlagos, Léo não compareceu na Câmara Legislativa cabo-friense para ir assistir no Uruguai a final da Libertadores da América entre Palmeiras e Flamengo. O nobre edil é rubro-negro fanático e foi pra torcer pro Mengão, que está em busca da Glória Eterna. Vamos ver se essa viagem vai valer a pena. Será que o Léo voltará feliz? Sábado à noite saberemos.

FREIXO O NA CÂMARA

O deputado federal e pré-candidato a governador do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), se reuniu na tarde desta sexta-feira (26) com os vereadores de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O encontro aconteceu no gabinete do presidente da Câmara Municipal cabo-friense, Miguel Alencar (DEM). Além do presidente, participaram da conversa os legisladores municipais Alexandre da Colônia (DEM), Alexandra Codeço (Republicanos), Felipe Monteiro (PDT), Jean da Auto Escola (PL), Josias da Swell (PL) e Rodolfo Machado (Solidariedade). O deputado tratou de temas como Moeda Social Itajuru, investimentos nas cidades do interior do Estado, retomada de territórios pelo poder público e combate à desigualdade social. “Cabo Frio é uma cidade extremamente importante. Hoje o Estado se volta quase que exclusivamente para a Região Metropolitana e o interior é muito forte economicamente. É necessário ter um olhar diferente, por isso eu dou muito valor ao Legislativo, a quem fiscaliza”, disse Freixo. O presidente Miguel Alencar agradeceu a presença do deputado e propôs soluções para o fomento, e incremento do turismo.

ZÉ DA CASTRAÇÃO

Agora, nossa cidade conta com o programa estadual de castração gratuita para cães e gatos!Essa iniciativa é possível graças a uma parceria público privada, onde castrações serão custeadas pelo Governo do Estado, via Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), e realizadas em uma clínica privada.O programa será oficialmente lançado em dezembro, mas Cabo Frio atua como uma cidade teste para que o Estado possa acompanhar a prestação do serviço aos animais.

Pode ser uma imagem de texto

ZÉ MANGALARGA

A Expo Mangalarga Marchador estará de volta à Fazenda Campos Novos em dezembro, dessa vez, com a edição natalina do evento.Do dia 9 ao dia 11 de dezembro, o Parque de Exposições de Tamoios receberá animais de todo o Brasil para competirem em diversas categorias, fomentando as atividades na Fazenda Campos Novos. Os vencedores serão premiados com troféus e faixas.A Expo Natalina Mangalarga Marchador marca o início das comemorações de Natal em Cabo Frio, além de impulsionar o interesse da população pela área rural da cidade e incentivar a agricultura local com a realização da Feira do Produtor Rural.

A vereadora Mislene de André (SDD) de São Pedro da Aldeia

MISLENE DENUCIA PREFEITURA

A vereadora Mislene de André (SDD) de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, denunciou nesta quinta-feira uma dívida milionária da empresa de ônibus que tem o contrato de concessão com a prefeitura. Após ouvir reclamações de servidores, Mislene decidiu investigar os contratos da Viação São Pedro, gerenciada pelo Grupo Salineira, e descobriu que a empresa nunca pagou uma dívida de outorga — prestações pagas ao governo pelos contratos — que já deveria estar nos cofres do município há quase dez anos. Segundo Mislene, quando ganhou a concessão para operar os ônibus, ainda em 2012, a Viação São Pedro deveria ter pago R$ 740 mil em até três parcelas semestrais. Em valores corrigidos, segundo o Banco Central, a dívida da empresa com a prefeitura ultrapassa R$ 1,6 milhão e deve caducar nos próximos meses após completar dez anos. Vale lembrar que em junho o Grupo Salineira anunciou que a Viação São Pedro deixaria de operar no município por inviabilidade financeira. A empresa é recheada de polêmicas e já foi alvo de protestos de servidores municipais. Mislene de André encaminhou a denúncia para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.

DURA A VIDA DA MULHER

Luciara Amil (Republicanos) defende hoje, em Macaé, o primeiro projeto de lei apresentado ao recém-criado Parlamento Interregional do Norte e do Noroeste Fluminense. A moça, única mulher a presidir uma Câmara de Vereadores entre os 22 municípios da região — a de Bom Jesus de Itabapoana — vai propor um projeto garantindo às mulheres mastectomizadas a tão necessária fisioterapia de reabilitação nas unidades municipais de saúde. O governo do estado tem devolvido o dinheiro que a União manda para o serviço — porque os municípios não têm o atendimento em suas unidades. E, como todo mundo sabe, a atenção básica, na saúde, é obrigação das prefeituras. Luciara também deve tomar posse na presidência da Procuradoria da Mulher da região. Trata-se de um órgão institucional que deve zelar pela participação efetiva das mulheres no legislativo, fiscalizar os programas do executivo, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher.

CECILIANO E WLADIMIR NO FLAMENGO

O prefeito de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, Wladimir Garotinho (PSD), pediu desconto no salário por não trabalhar nesta sexta-feira (26/11). O motivo: o filho dos ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho vai à final da Copa Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, no Uruguai. Torcedor do Flamengo, o filho de Garotinho viajou nesta sexta para ver a decisão da Libertadores neste sábado, às 17h, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Ele publicou no Instagram a foto de um ofício em que pede o desconto salarial. O documento foi assinado na quinta-feira (25/11) e encaminhado para o secretário municipal de Administração, Wainer Teixeira. “Cumprimentando-o cordialmente venho solicitar que seja descontado do meu contracheque o valor referente ao dia 26 de novembro de 2021, tendo em vista agenda de viagem particular”, escreveu o prefeito. O prefeito foi acompanhado do Presidente da Alerj o Deputado Estadual André Ceciliano (PT), na foto Ceciliano aprece com a camisa do flamengo e muito sorridente ao lado do prefeito campista.

ALERTA VEREMLHO MAIS COVID AI

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira, 26, um alerta de “comunicação de risco” sobre a nova variante do coronavírus identificada como B.1.1.529 na África do Sul, nomeada como Omicron pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Direcionado às secretarias de saúde, a pasta orienta que os municípios avisem de forma imediata, caso haja a detecção de caso com a nova variante. No alerta, o ministério orienta que, em caso de diagnóstico suspeito em pacientes vindos de países com histórico dessa variante, as secretarias devem monitorar viajantes com sintomas por até 14 dias e sem sintomas por até 7 dias. Segundo a pasta, até a manhã desta sexta-feira, nenhum caso da nova cepa foi identificado no país. A “comunicação de risco” é um documento produzido pela pasta para “apoiar na divulgação rápida e eficaz” de dados que ajudem na “tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública”. 

CEMITÉRIO NOVO NA ALDEIA

Fábio do Pastel (PL) anunciou nessa quarta-feira (25), a construção de um novo cemitério na cidade. O anúncio veio depois do episódio bizarro que virou destaque em toda mídia do Estado, sobre o sepultamento de um senhor, que teve o caixão quebrado ao forçarem colocar o esquife numa cova estreita e rasa demais, por causa de superlotação do cemitério municipal. A prefeitura de São Pedro da Aldeia informou, em nota, que “um processo emergencial está em andamento para a construção de módulos verticais de gavetas em um novo cemitério municipal no bairro Retiro. A administração municipal destaca, ainda, que um cemitério particular conveniado à prefeitura está em fase de construção. O espaço destinará áreas de enterro para uso do município. A prefeitura ressalta que a demanda do cemitério municipal é antiga, agravada pela pandemia. O espaço, que tem mais de 400 anos, não acompanhou o crescimento da cidade, nem mesmo recebeu as manutenções e ampliações necessárias pelas gestões anteriores.