Search
Close this search box.
NAVIO DA MORTE | Navio MSC Preziosa que saiu de Armação dos Búzios tem 28 pessoas com Covid; Polícia Federal é acionada após confusão com passageiros

NAVIO DA MORTE | Navio MSC Preziosa que saiu de Armação dos Búzios tem 28 pessoas com Covid; Polícia Federal é acionada após confusão com passageiros

Por Rlagos Notícias

2 de janeiro de 2022

Compartilhar no WhatsApp
Navio está atracado no Porto do Rio, com passageiros com Covid-19 Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Rio – Os passageiros do navio MSC Preziosa, que atracou na manhã deste domingo no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, com cerca de 20 casos confirmados de covid-19, tiveram o desembarque autorizado por volta das 13h25. Os hóspedes começaram a descer da embarcação de forma escalonada. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também autorizou o desembarque. De acordo com a empresa MSC, a viagem dos tripulantes terminaria hoje mesmo.

Antes da liberação, os passageiros receberam um comunicado através do alto-falante do navio com a orientação de ficar de quarentena em casa por 14 dias, usar máscara e procurar algum posto médico caso haja algum sintoma.

“Mesmo que você não tenha sintomas hoje e não teve contato próximo a pessoa que teve covid, é importante que todos mantenham o isolamento por 14 dias após sair do navio. Se mantenham em casa e caso tenha sintomas nos próximos 14 dias, procurem uma unidade de saúde mais próxima da sua casa para poder ser testado. Essa é uma medida geral, usem máscara o tempo todo, álcool gel e lavagem das mãos”, disse um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com bom-humor, o empresário Fernando Araújo, de 41 anos, disse que o desembarque estava previsto para às 8h50, e que teve muito barraco dentro do navio. “Vocês perderam, o pessoal se estressou quando falaram que a gente tinha que passar até 14 dias dentro do navio.

Fernando disse que por causa do tumulto do desembarque ele perdeu seu voo para Recife, mas que não ia cobrar da MSC. “Eu vou pagar de novo porque sou rico”, disse o empresário as gargalhadas.

A jornalista Nathalia Movilla, de 21 anos, contou que as pessoas estavam muito irritadas, principalmente àquelas que perderam seus voos. “Muito tumulto e discussão na recepção. Estou exausta, precisando ir para casa dormir”.

A médica Juliana Ferreira, de 46 anos, relatou que a empresa responsável pelo cruzeiro deu assistência a todos os passageiros. “A Anvisa fez a revisão dos testes e teve alguns casos positivos. O difícil foi esperar, porque a gente não sabia que horas ia conseguir sair. Não fiquei com medo, porque a empresa estava anunciando que era pra manter o distanciamento e fornecia máscara”.

Horas antes do desembarque ser liberado, o clima era de apreensão dentro e fora do transatlântico por não saberem quando iriam ter o embarque e o desembarque autorizados. Segundo informações de uma pessoa que está dentro da embarcação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esteve realizando a testagem das pessoas contaminadas. Uma equipe da Polícia Federa também esteve no Píer Mauá.

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram na embarcação. Às 11h20, uma equipe da Polícia Federal chegou para “acompanhar a situação” depois que dois casais conseguiram abandonar o navio antes do permitido pela empresa. O clima chegou a ficar tenso quando outros passageiros também tentaram sair da embarcação. Pouco depois, seguranças particulares foram colocados em frente ao navio.

Passageiros formam fila para sair de navio em que passageiros foram diagnosticados com Covid-19
Passageiros formam fila para sair de navio em que passageiros foram diagnosticados com Covid-19 Foto: Pablo Feder

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os infectados e quem teve contato com eles estão em isolamento a bordo. A empresa responsável pela embarcação, que veio de Búzios, na Região dos Lagos, informou que todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves.

De acordo com a MSC Cruzeiros, “as autoridades de saúde acompanham de perto as operações”. A empresa destacou que não vai suspender a viagem do MSC Preziosa. As paradas seguirão “conforme o planejado”.

A Secretaria municipal de Saúde informa, em nota, que, em contato com a Anvisa, soube que os pacientes e os cerca de 40 contactantes cumprem isolamento a bordo. “O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e realizará a investigação epidemiológica com a Anvisa, a fim de determinar o cenário epidemiológico e tomar as medidas de prevenção e controle”.

Fila para embarque chega a quase um quilômetro

A fila para embarcar no MSC Precioza já chega a quase um quilômetro no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária. O transatlântico atracou no local pouco antes das 7h30. Do Rio seguirá para Ilhéus, Salvador e Maceió e durará sete dias. Sem avisar os passageiros sobre a doença, funcionários encaminham os passageiros para as respectivas cabines.

Fila de passageiros para embarque no cruzeiro atracado no Píer Mauá
Fila de passageiros para embarque no cruzeiro atracado no Píer Mauá Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Muitos dos tripulantes são de outros estados e chegaram ao Rio nas últimas horas. É o caso da empresária mineira Isabela Costa, de 35 anos. Com duas filhas de 7 e 14 anos, ela soube das pessoas infectadas pela internet e está apreensiva. Ela contou que a família, que está em um grupo de sete pessoas, saíram de Ipatinga (MG) no último sábado.

A viagem desse navio já havia sido desmarcada outras duas vezes. A primeira rota seria para a Argentina, em 2020, no auge da pandemia. O primeiro casal a chegar no Píer Mauá para entrar na embarcação entrou na fila às 5h50. Vindos de Santa Catarina, os dois disseram que “a empresa não está informando nada para quem vai embarcar”.

— Sabíamos de outros casos, não neste navio. Há um ano e meio estamos esperando por essa viagem. São sete dias que vamos tentar aproveitar. Espero que nada aconteça — disse o empresário, sem se identificar.

A médica Deise Bacia contou que “há três dias se ouve falar de pessoas com a doença” Por telefone, outra passageira destacou que há dois dias o 9º andar foi “praticamente todo isolado”. É nesse local, segundo a mulher, onde estão os infectados. Eles estão recebendo alimentos e água.

— Eu estava nesse andar e não sabia o que estava acontecendo. Víamos pratos nas portas e ficamos sem entender. Só depois que informaram que as pessoas daquelas cabines estavam com Covid. É assustador porque muitas pessoas não falam português e não sabemos muita coisa.

O carioca Felipe Melo e seus amigos tinham embarque previsto para as 13h, mas, às 15h45, ele ainda seguia na fila.

— Demorou mais porque, antes de entrar na fila de embarque, a gente teve que ser testado (para Covid). Outros passageiros disseram que também estavam fazendo desinfecção no navio. Pelo que nos falaram na entrada, o último grupo embarca às 17h e o navio parte às 20h — disse o gerente comercial.

Às 15h55, quando todos já tinham deixado o navio, a organização do cruzeiro liberou o armazém 5 para os novos tripulantes despacharem suas malas. Uma delas era a gaúcha Fernanda Oliveira Kuhn, que viajava com sua mãe e cujo horário de embarque estava marcado para as 11h.

— A explicação que nos deram é que a demora estava acontecendo por causa da Anvisa, porque eles estavam testando todo mundo à bordo. Com a desinfecção e essa testagem prévia, fico mais tranquila para viajar. Até porque tem resorts, hotéis, festas e shows que a gente sabe que não estão cumprindo nenhum protocolo. E uma viagem de cruzeiro é algo muito programado, né. Envolve todo um planejamento de bastante tempo — disse a agente de viagens.

Empresa defende realização de cruzeiros: ‘Seguros’

Ainda em nota, a empresa de cruzeiros destaca as testagens frequentes e diárias. “Os casos identificados demonstram a eficiência do protocolo, que contribui para que pessoas que estejam positivas para Covid-19 tenham conhecimento de seu resultado e evitem, assim, circular em suas próprias comunidades ou em destinos turísticos, uma vez que é provável que muitos desses casos não tivessem sido identificados”, diz o texto.

A MSC defende ainda a realização de cruzeiros, “uma das opções de férias mais seguras do mundo, pois nenhum outro setor da indústria de viagens e turismo possui um protocolo tão completo e robusto para conter a propagação de doenças infecciosas”. Os navios MSC Seaside, MSC Preziosa e MSC Splendida permanecem com a programação inalterada, ainda segundo a empresa, dos seus futuros cruzeiros.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

2 de janeiro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!