Novo carro da BMW iX muda de cor com apenas um toque no botão; veja como é em vídeo

Novidade foi apresentada pela BMW na CES 2022, em Las Vegas, na maior feira de tecnologia do mundo. Pigmentos são controlados por impulsos elétricos permitindo escolher entre cores preto e branco.

632

No meio de muitos gadgets, a CES 2022 tem como uma das atrações uma tecnologia que permite carros mudarem de cor quase que instantaneamente. A novidade foi apresentada nesta quarta-feira (5) pela fabricante BMW em Las Vegas.

A empresa usou a digitalização para mudar a coloração exterior de automóveis. Chamado de E Ink, sua estreia foi em uma versão conceitual do BMW iX.

Como muda de cor?

Para fazer as alterações de tonalidade, a superfície do modelo conta com milhões de microcápsulas, que têm diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma delas conta com pigmentos brancos e pretos.

Com apenas o toque em um botão, que aciona um campo elétrico, é possível escolher qual cor vai ficar na superfície.

Isso acontece porque os pigmentos brancos têm carga negativas, e os pretos, positiva. Desse modo, há como manejar qual tipo de cor fica em destaque.

Por enquanto, a customização está disponível apenas nessas duas tonalidades. De acordo com a empresa, a alternância de cores pode ter impacto na eficiência dos veículos.

Uma superfície escura pode absorver mais calor, enquanto a mais clara reflete a luz solar com mais eficácia. Ainda não há planos de esse tipo de tecnologia estar disponível ao consumidor em um futuro breve.