Search
Close this search box.
Campos dos Goytacazes retorna para a Fase Verde após novo momento da pandemia da Covid-19

Campos dos Goytacazes retorna para a Fase Verde após novo momento da pandemia da Covid-19

Por Rafael Abud

10 de janeiro de 2022

Compartilhar no WhatsApp

O avanço da variante Ômicron no país e o aumento de casos da gripe, inclusive a coinfecção, fizeram Campos voltar para a Fase Verde do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. A decisão foi deliberada na 25ª Reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 e a primeira de 2022, realizada na manhã desta segunda-feira (10), no formato virtual, direto do auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJA). As novas restrições serão publicadas em edição suplementar do Diário Oficial.

O novo momento da pandemia do coronavírus, com contaminação em larga escala da nova variante, e o cenário epidemiológico municipal que aponta para subida de casos da doença com possibilidade internações e até óbitos, preocupam as autoridades e requer ações de prevenção mais efetivas da população, como evitar aglomerações, uso de máscara, além da imunização completa.

Ao iniciar a reunião, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ponderou que a pandemia tem suas características próprias em decorrência da evolução do vírus, da mutação e que a cada momento surge novas surpresas. E, segundo o secretário, a surpresa do momento é que a Ômicrôn vem se mostrando altamente contagiante, porém menos causadora de doenças graves. “Esse é um fato muito importante no que diz respeito ao preparo, a necessidade de leitos novos, de uma estrutura maior para o atendimento, inclusive nesse momento em que estamos tendo aumento muito significativo dos casos de contaminação, porém mais leves”, disse.

Segundo Paulo Hirano, “os pacientes mais graves e quando necessitam de uma internação em leito de UTI, mais de 95% são pacientes que não foram imunizados. Isto mostra a importância da vacina. Então, hoje mais do que nunca, é inadmissível o discurso ou posicionamento negacionista sobre a vacina. A vacina é importante, a vacina é vital”, disse o secretário, defendendo a manutenção do uso de máscara, distanciamento social e a higienização correta das mãos.

A reunião durou quase 1h30 e contou com participação 22 pessoas, diferente das anteriores que somavam 11 pessoas, o que na opinião do subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, “o interesse é diretamente proporcional ao número de casos que a cidade está vivendo e a procura pelo serviço de saúde”.

Para contextualizar o cenário epidemiológico atual e capacidade de transmissão da Ômicrôn, Charbell relatou que em seis meses, ou seja, de janeiro a junho de 2021, foram diagnosticados 10 milhões de casos no mundo. E, somente em 10 dias de 2022, já foram 10 milhões de novos casos. “Somente em sete dias foram 2 milhões de casos da Ômicrôn”, disse o subsecretário, acreditando que a variante veio para ficar e, com isso, pode surgir casos de reinfecção da doença e crianças fazendo casos mais graves da doença.

Ainda falando sobre a nova variante, o subsecretário explicou que ela é cinco vezes mais transmissível que a Delta que já era 97% mais que a cepa original (SARS-CoV-2). “A Ômicron já soma 98% dos casos no Rio e a Delta 41%. No Brasil são 35 mil casos diários, podendo chegar a 1 milhão em março”, disse lembrando que de março a abril do ano passado foi o pior momento da pandemia no município, que chegou a ficar com 100% de ocupação de leitos de UTI e Clínica Médica, registrar 20 óbitos diários, e com 56 pessoas na fila de espera quando ocorreu o encontro das variantes Gama, Alpha, seguida da P2 e Delta. “Graças a vacinação que venceu o negacionismo, houve a redução da transmissão dessas variantes”.

VACINAÇÃO CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS – Outro ponto bastante debatido na reunião foi a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Entre muitas informações desmistificadas está a questão da tecnologia da vacina (RNA), eficácia e efetividade. De acordo com Charbell, já foram aplicadas mais de 10 milhões de doses do imunizante e não há registro de morte por evento adverso da vacina. Segundo o especialista, as mortes por Covid em crianças no Brasil somam mais de 2 mil, enquanto que outras doenças preveníveis por vacina chegam a 1.500.

Charbell mandou um recado para as mães. “Vacine seu filho. Nós confirmamos: a vacina é eficaz, é segura”, disse o infectologista que além de subsecretário atende em ambulatório na Secretaria de Saúde.

A vacinação será iniciada no município assim que as doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde, que, segundo Paulo Hirano, deve ocorrer até o início da segunda quinzena deste mês. “É inadmissível que ainda hoje as pessoas não tenham consciência da responsabilidade da imunização”, disse o secretário, que também mandou um recado direto para os pais:

“Pelo amor de Deus, esqueçam essas correntes antivacina. Todos os estudos mostram a efetividade da imunização. Esta nova variante está sim atingindo mais pessoas, mais rapidamente e sempre agredindo mais aqueles que não estão imunizados, dentre elas todas as nossas crianças abaixo dos 12 anos. Então, relembramos a importância da imunização da primeira para quem não tomou nenhuma, da segunda para quem já tomou a primeira e da terceira para quem já tomou a segunda. E as nossas crianças deverão ser todas elas imunizadas para que possamos protegê-las. É uma responsabilidade nossa enquanto poder público, mas principalmente é uma responsabilidade dos pais, dos responsáveis por esses pequeninos”, disse o secretário, que acredita que a vacinação seja uma das principais formas de evitar surpresas desagradáveis, sofrimentos evitáveis.

ADAPTAÇÃO AO HOSPEDEIRO – Charbell e Hirano estão convictos de que a variante Ômicron veio para ficar, pois ela foi a que mais se adaptou ao ser humano, transmitindo mais e matando menos. “Uma pessoa infectada com Delta transmite até cinco. Já uma pessoa com Ômicron pode transmitir para até 12 pessoas”, explica o subsecretário. Essa mudança de comportamento do vírus está ligada diretamente ao fenômeno “desproporção”, ou seja, o aumento de casos não ocorre simultaneamente aos de óbitos.

“Campos é a única cidade na região que mantém a vacinação noturna, o que inclusive é um marco, mas ainda assim há 25 mil pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra o coronavírus, com isso, a alça epidemiológica aponta para uma subida discreta de novos casos da doença e aumento na ocupação de leitos clínicos”, observou Charbell. Para ele, a desinformação ainda é um problema, mas a onda antivacinação não está se consolidando no país.

Participaram da reunião do Gabinete de Crise o subprocurador Geral d o Município, Gabriel Rangel; o procurador Leonam Rodrigues; a assessora chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo; o representante do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE), Bruno Lannes; a subsecretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro; entre outros.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

10 de janeiro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!