Search
Close this search box.
Macaco-prego é resgatado ferido pela Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia

Macaco-prego é resgatado ferido pela Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia

Por Rlagos Notícias

11 de janeiro de 2022

Compartilhar no WhatsApp

Um macaco-prego foi resgatado pela Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia no bairro Boa Vista. O animal, um macho adulto com cerca de dois anos de idade, apresentava ferimento no ombro direito e está recebendo tratamento veterinário. A operação para captura do animal foi iniciada após moradores relatarem visitas inesperadas a residências e até busca por alimento em geladeiras. Foi necessário persistência por parte dos agentes até que ele fosse encontrado, no último domingo. 

O macaco seria criado em cativeiro por um morador do bairro Campo Redondo que teria mudado de residência e deixado o primata para trás. Agente da Guarda Ambiental, Felipe Dias Leite explicou que a equipe tentou localizar o tutor a partir do registro do animal no Instituto Estadual do Ambiente (INEA). 

“Essa é a segunda vez que participo da captura de primatas na cidade, mas a primeira de um macaco-prego. Eles não são naturais daqui, precisam ser trazidos de outras regiões”, disse Felipe. 

“Tentamos resgatá-lo por dias seguidos. Ele foi se deslocando por alguns bairros e recebemos relatos de que chegou a atacar moradores. Estava nervoso e com fome, provavelmente. Conseguimos capturá-lo com o uso de uma rede dentro de uma garagem no bairro Boa Vista. Ele já estava bem amuado no domingo e, segundo o morador da casa, tinha passado a noite dentro de uma caixa de isopor”, contou o agente da Guarda Ambiental Marcelo Silveira Sampaio, que também participou da ação. 

A médica veterinária que realizou o primeiro atendimento, Tatiana Grillo Leonardo, contou que o macaco estava com bastante medo e muita dor. “Foi preciso realizar contenção para atendê-lo. O animal apresenta uma ferida extensa e o ombro direito muito inchado. Não conseguia mexer o ombro. Fizemos limpeza, curativo e medicamento para aliviar a dor. Aparentemente, o machucado já tinha dois dias ou mais. Notei que até pra comer ele está segurando o alimento com a mãozinha do braço que não está machucado”, explicou. 

Foto: Divulgação/PMSPA

Temporariamente, o macaco ficará em posse da Secretaria de Meio Ambiente aldeense até que o INEA averigue a situação legal e defina o destino do animal. Por ter sido criado em cativeiro, ele não poderá ser solto em ambiente natural. 

O Secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, ressaltou a importância de os cidadãos terem consciência da responsabilidade que é assumida ao adotar um animal, especialmente silvestre. “Não capturem e criem animais se não houver a intenção de assumir um compromisso para toda a vida. Tratando-se de espécies silvestres, a situação é ainda mais complexa. Quando abandonados é necessário acionar os órgãos de controle para que seja decidido o futuro do exemplar”, explicou. 

É importante destacar que os primatas podem transmitir doenças através da mordida. O vírus mais comum é o da raiva. Moradores que tenham sido feridos pelo macaco-prego devem procurar atendimento nas unidades de saúde municipais.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

11 de janeiro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!