Mais 19.068 doses da vacina Pfizer chegaram a Campos dos Goytacazes nesta quarta-feira

109

Mais uma remessa de vacina da Pfizer chegou a Campos, na tarde desta quarta-feira (12). O imunizante, totalizando 19.068 doses, foi entregue pelo Governo do Estado no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), juntamente com seringas, agulhas e diluentes da vacina. Após conferência do lote, a vacina e insumos foram encaminhados para a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada diariamente, inclusive aos finais de semana. Até sexta-feira (07) mais de 375 mil pessoas já tinham recebido a primeira dose do imunizante e mais de 324 mil receberam a segunda dose. Também foram aplicadas 88.619 doses de reforço e outras 10.650 de dose única. Considerando a população elegível para a imunização, ou seja, todas as pessoas acima de 12 anos, a cobertura vacinal já alcançou 88,32% com a primeira dose. Já a segunda dose e dose única chegam a 78,5% e a terceira dose é 18,6%.

A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população busque as unidades de saúde para se vacinar, além de manter o uso de máscara, distanciamento social e evitar ambientes com aglomerações. A higienização correta das mãos também é muito importante.

“É importante que as pessoas voltem para a segunda dose e a dose de reforço, pois essa é a principal medida para ampliação da resposta imune, principalmente neste momento em que a variante Ômicron está avançando no país. Quem ainda não recebeu nenhuma dose da vacina também deve ir a um dos postos para se vacinar”, orienta o coordenador de Imunizações, Leonardo Cordeiro.
Desde a última terça-feira (11) que o município está na Fase Verde, ou seja, Nível II do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.