Search
Close this search box.
Em Campos dos Goytacazes, nível do Rio Paraíba chega 10,68 metros e tendência é de continuar baixando e veja quais trechos estão liberados na região

Em Campos dos Goytacazes, nível do Rio Paraíba chega 10,68 metros e tendência é de continuar baixando e veja quais trechos estão liberados na região

Por Rafael Abud

13 de janeiro de 2022

Compartilhar no WhatsApp

O Rio Paraíba do Sul continua baixando, mas a Defesa Civil permanece em alerta, já que o nível ainda está acima da cota de transbordo de 10,40. Na medição realizada às 18h desta quinta-feira (13), a régua marcava 10,68 metros. Na quarta (12), o Paraíba transbordou e atingiu a cota dos 10,97 metros. A expectativa é que o cenário esteja ainda melhor amanhã (sexta-feira, 14), já que não há previsão de chuva na região da cabeceira do rio. 

“Mas a atenção continua, porque estamos ainda 28 centímetros acima da cota de transbordo e existem pontos críticos, que são as áreas mais baixas, onde ainda temos registro de alagamentos. Todos as medidas foram tomadas para conter as águas, mas a Prefeitura mantém o cuidado redobrado com a população afetada pelas cheias, com cobertura também na parte social e de saúde”, comenta o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto. 

Três Vendas – Na localidade de Três Vendas, junto à BR 356 (Campos-Itaperuna), a situação também estava normalizada nesta quinta-feira e graças não só as medidas emergenciais implantadas ontem, depois que duas manilhas que passam sob a rodovia romperam, mas também ao trabalho preventivo realizado no final do ano passado na localidade. 

“Ontem, Defesa Civil, Coagro e as Secretarias de Serviços Públicos e de Obras agiram em conjunto, rapidamente, e conseguimos fazer o tamponamento da galeria celular em tempo recorde. Com isso, a água não atingiu nem uma casa da localidade. No entanto, uma ação preventiva, que realizamos em dezembro, foi fundamental para que a comunidade não fosse atingida. Na ocasião, abrimos uma galeria celular à margem de BR 356 para escoar a água das chuvas, acumulada no lado direito da pista. A água foi drenada e isso foi muito positivo, porque a bacia de acumulação voltou ao nível normal e, ontem, quando as águas do Muriaé romperam as manilhas e vazaram sob a rodovia, a água ficou nessa bacia e não chegou às casas”, contou Pascoutto.

Sem famílias isoladas – Na Região do Imbé, a situação também foi normalizada, conforme a Defesa Civil. Famílias que ficaram isoladas em Mocotó, localidade do distrito de Morangaba, já podem utilizar a estrada, que foi alagada com o transbordamento do Rio do Imbé.

Veja quais trechos estão liberados na região:

BR-356

  • Km 117 ao km 119 (Três Vendas): situação controlada no momento, porém havendo aumento da pressão d’água pode ocorrer rompimento da contenção, trânsito liberado.
  • Km 121: pequena lamina d’agua, trânsito liberado.
  • Km 161: Rompimento de dique, desvio pela RJ 194, trânsito liberado.

Os demais pontos anteriormente informados seguem sem obstruções e o trânsito de veículos transcorre normalmente.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

13 de janeiro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!