Search
Close this search box.
Casos de Covid explodem nas plataformas

Casos de Covid explodem nas plataformas

Por Rafael Abud

14 de janeiro de 2022

Compartilhar no WhatsApp

Sindipetro-RJ afirma a necessidade da suspensão dos embarques, retirada dos sintomáticos , assintomáticos e contactantes e redução dos serviços e da produção nas plataformas, a fim de manter equipes mínimas a bordo para garantir a segurança de cada unidade e equipamentos, até que se debele esse surto

A teimosia da direção da Petrobrás em não reconhecer a gravidade de surtos de COVID nas unidades offshore, é uma realidade que afeta a vida de quem trabalha nas plataformas. A gestão da Petrobrás afirma que continua o protocolo preventivo que abrange o teste RT-PCR de triagem para o embarque, monitoramento por equipes de saúde e acompanhamento constante do quadro de saúde das pessoas a bordo. Em realidade esse protocolo preventivo mais parece um queijo suíço, de tão furado que está.

O fato é que diversas pessoas têm apresentado sintomas a bordo. Segundo informações disponibilizadas pela Petrobrás, em cumprimento a uma decisão judicial, do dia 03/01 a 09/01, foram confirmados 33 casos de COVID-19 nas plataformas que operam na base do Sindipetro-RJ. No mês de dezembro, nas mesmas plataformas, foram confirmados 10 casos. Ou seja, em oito dias de janeiro, mais que triplicou o número de infectados nas plataformas. Extraoficialmente, o Sindicato está recebendo vários informes sobre surtos nas plataformas.

Camarotes que se tornam “covidários”

As medidas preventivas adotadas pela Petrobrás são insuficientes. Um exemplo disso é o caso da P-76, onde uma parcela significativa da população a bordo está com sintomas de contaminação, seguindo normalmente o embarque de grupos, expondo mais pessoas ao risco de contágio.

Pessoas infectadas se acumulam nos camarotes, e quem chega acaba entrando em um verdadeiro “covidário”. Uma tremenda irresponsabilidade da direção da Petrobrás que se recusa a alterar a rotina de embarques e desembarques para mitigar o surto nas plataformas que se faz crescer com o surgimento da variante ômicron, que segundo especialistas possui uma intensidade maior de contaminação, quando apenas uma pessoa pode contaminar outras 15.

Na quarta-feira (12/01) foram realizados testes em massa na P-74, somente nesta unidade foram constatadas 35 pessoas que positivaram o teste para COVID, com 46 contactantes. Ou seja, em três dias, o número ultrapassou o dado oficial que nos foi encaminhado pela Petrobrás em todas as quatro plataformas (P-74, P-75, P-76 e P-77) que operam na base do Sindipetro-RJ. Segundo nossas fontes, havia a previsão, dada por um gerente, para realização de testes em massa na P-76 para hoje (13/01/2022), o que ainda não está confirmado se de fato aconteceu, e na P-77 na sexta-feira (14/01), pois, segundo informes extraoficiais há situação de surto.

Denúncias de confinamentos em plataformas privadas

Obtivemos a informação de que na FPSO Cidade de Angra dos Reis – MV22, da Modec, que opera na Bacia de Santos, no Pré-Sal, base do Sinditob – Sindicato dos Trabalhadores Offshore do Brasil de Macaé-RJ, há 12 casos suspeitos de COVID-19.

Também recebemos uma grave denúncia de que embarcados da empresa Ocyan estão retidos na plataforma que opera a Plataforma de Mexilhão (PMXL-1), na Bacia de Santos, por conta da suspensão de embarques dado o grande número de contaminados. Os dias de embarque estão extrapolando os 15 dias, com os trabalhadores relatando ameaças e sendo obrigados a trabalhar em dias de folga. Desde de quinta-feira (06/01), há denúncias que nos chegam sobre possível situação de cárcere privado no Flotel Carapebus, em que “ninguém sobe ou desce”.

Mais uma vez fica evidente que, infelizmente, devido à postura da direção da empresa, cada avanço de defesa da saúde dos trabalhadores é sempre fruto do trabalho do Sindipetro-RJ, FNP e demais entidades.

Importância da CAT

É de suma importância que as pessoas enviem para o Sindipetro-RJ evidências de falta ou insuficiência de medidas de prevenção em relação ao coronavírus nas instalações da empresa. Caso a empresa se recuse a emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para quem esteja contaminado ou que seja contactante, sendo isso uma obrigação dela, o Sindicato orienta que o empregado envie seus dados para o próprio Sindipetro-RJ para o e-mail [email protected].

Com informações Sindipetro

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

14 de janeiro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!