Search
Close this search box.
Estado do Rio tem primeiras crianças vacinadas contra a Covid em Maricá

Estado do Rio tem primeiras crianças vacinadas contra a Covid em Maricá

Por Rlagos Notícias

15 de janeiro de 2022

Compartilhar no WhatsApp

A cidade do Maricá começou na noite desta sexta-feira (14) a vacinação infantil contra a Covid-19 no estado do Rio. O município aplicou doses pediátricas em dez crianças indígenas de 5 a 11 anos, nas aldeias Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí.

As primeiras doses chegaram sob o canto de gratidão e celebração dos povos indígenas. Sofia da Silva (Yva Mirim), de 8 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante.

A líder da aldeia Cacique Jurema, que acompanhou de perto o momento, disse que fez questão de estimular a adesão à vacinação aos responsáveis pelas crianças da comunidade.

Sofia da Silva (Yva Mirim), de 11 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante no RJ — Foto: Divulgação/Pedro Peres- Prefeitura de Maricá
Sofia da Silva (Yva Mirim), de 11 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante no RJ — Foto: Divulgação/Pedro Peres- Prefeitura de Maricá

“Assim que me ligaram da Secretaria de Saúde dizendo que seriamos a primeira aldeia a receber a vacinação das crianças, foi uma grande alegria. Encorajo nossos parentes indígenas porque vacina é para nossa segurança e das nossas crianças”, destacou.

A vacinação das crianças indígenas será concluída neste sábado (15), quando as doses também chegarão a aldeia Sítio do Céu, em Itaipuaçu.

Também neste sábado (15), o município inicia a imunização das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), das 9h às 13h.

A vacinação continuará de segunda (17) a sexta-feira (21) para as crianças deste grupo prioritário, entre 9h e 16h, igualmente no SAREM. As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.

A secretaria municipal de Saúde, Solange Oliveira, lembrou que a vacina é segura, eficaz, e importante para romper a cadeia de transmissão do vírus:

“O país está em um processo atrasado de contemplar crianças de 5 a 11 anos com a vacinação, e essa faixa etária se tornou um elo na cadeia de transmissão do vírus durante as festas de fim de ano. Nosso objetivo em Maricá é interromper logo esse elo. Hoje começamos a vacinar crianças indígenas na aldeia onde temos mais de 40 famílias, e onde houve casos de crianças contaminadas ao longo da pandemia. Precisamos proteger essa população mais vulnerável. E, na sequência, vamos vacinar crianças portadoras de deficiência e com comorbidades. Até chegar a todo o público infantil previsto”, concluiu a secretaria.

Calendário

A expectativa é que imunização para as crianças em geral comece na segunda-feira (24), após a vacinação dos grupos prioritários e respeitando a ordem decrescente das idades, desde que haja doses suficientes disponíveis, seguindo o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

O responsável legal precisará deverá apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança. Serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

15 de janeiro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!