Bocão do Povo | Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (03)

PARTIDO CONFIRMA CANDIDATURA DE GLAIDSON ACUSADO DE ASSASSINATO; QUEM É GLAIDSON ACÁCIO; JUSTIÇA INTIMA BONIFÁCIO; SERGINHO, CASTRO E WASHINGTON JUNTOS; PROCON DE BÚZIOS NA DEFESA; DAVI DAS LEIS; PEROÍSO GOURMET; RICÁ SAI NA FRENTE A PRIMEIRA DO BRASIL; MACAÉ DAS MEMÓRIAS; TEATRO EM IGUABA;

54

PARTIDO CONFIRMA CANDIDATURA DE GLAIDSON ACUSADO DE ASSASSINATO

A coluna Bocão do Povo desta Quarta – Feira (03), começa falando sobre Glaidson Acácio, considerado o chefe do maior grupo de extermínio da Região dos Lagos e acusado de mandar matar Wesley Péssano e Nilson em 2021, teve sua candidatura aprovada. Faltando apenas 15 dias para completar 1 ano preso, Glaidson Acácio dos Santos foi confirmado pelo partido Democracia Cristã através de um convenção partidária no estado do Rio de Janeiro. Uma das principais apostas da sigla para deputado federal nas eleições de outubro, seguramente, queria muito ter comparecido ao evento. Só que não deu para ele ir, já que está preso. É claro que estamos falando de Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó das Bitcoins”. Advogados representantes do dono da G.A.S. foram à convenção e registraram a candidatura dele junto ao partido. A publicação nas redes sociais teve mais de 2.700 curtidas. Tem muita gente na política com trabalho sério e projetos de décadas que não conseguem 10% disso em suas postagens. Caso esse desempenho se reflita nas urnas, ainda bem, para o presidiário mais popular da Região dos Lagos que algumas sessões do Congresso Nacional podem ser feitas de forma híbrida. Assim, ele vai poder participar até usando celular na cadeia mesmo. Seria muito engraçado, se não fosse muito trágico ver esse tipo de situação. Enquanto isso, a esposa de Glaidson, que é considerada foragida da Justiça desde que teria saído do país com mais de R$1 bilhão, disse que não tem dinheiro para pagar os clientes da empresa lesados. Você vê, né? Acusado de fraude, apontado como mandante de um homicídio e de uma tentativa, dando calote nos ex-clientes e ainda desfruta de popularidade notável. Os roteiristas dessa série de comédia dramática que se tornou o Brasil não cansam de se superar.

QUEM É GLAIDSON ACÁCIO

Conhecido como “Faraó dos Bitcoins” por comandar mega esquema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas, Glaidson Acácio dos Santos agora é nome de uma criptomoeda própria. A moeda foi batizada de GASBitcoin, em referência ao nome da empresa GAS Consultoria, fundada pelo empresário. De acordo com a investigação, Glaidson seria o mandante do crime que, foi motivado por interesses econômicos. Ainda de acordo com a investigação, ele teria montado uma organização criminosa para eliminar seus concorrentes no mercado de criptomoedas. Mesmo com diversas provas comprovado sua participação em vários crimes e mesmo preso sua candidatura foi liberada.

JUSTIÇA INTIMA BONIFÁCIO

A justiça acatou pedido do pedido do Ministério Público Estadual (MPRJ) e notificou a prefeitura de Cabo Frio para comprovar em até dez dias a homologação do concurso público de 2020. Além disso, também requer a apresentação do planejamento e cronograma de convocação e nomeação dos candidatos aprovados. O despacho é desta terça-feira (2). Em julho último, o MPRJ encaminhou ao prefeito José Bonifácio (PDT) uma proposta de cronograma fixando prazos para a homologação do concurso naquele mês e a convocação gradativa dos classificados nos meses de agosto a novembro, com tempo hábil para as providências administrativas necessárias. Ocorre que há um impasse nesse imbróglio, visto que o chefe do executivo cabo-friense afirmou, em várias ocasiões, que a homologação só vai acontecer após o legislativo aprovar o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). O projeto de Lei do executivo que altera o PCCR está com o presidente da Casa, vereador Miguel Alencar (UNIÃO). Pedido foi a partir de ação civil MP. No despacho, a juíza Juliana Gonçalves Pontes também requer apresentação de planejamento e cronograma para convocação e nomeação dos aprovados, sob risco de descumprimento da LRF.

SERGINHO, CASTRO E WASHINGTON JUNTOS

Os candidatos a governador e vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e Washington Reis (MDB), caminharam juntos com o candidato a reeleição a deputado estadual, Dr. Serginho (PL), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os políticos andaram no meio do povo de Caxias. O parlamentar da Alerj publicou esse momento nas suas redes sociais. “Rio Unido e Mais Forte! Com Cláudio Castro e Washington Reis caminhando juntos em meio ao povo de Caxias! Onde o povo estiver, estaremos”, postou Serginho.

PROCON DE BÚZIOS NA DEFESA

Nesta terça-feira (02), o Procon de Búzios participou de uma reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores do município, junto com os representantes de todos os postos de combustíveis da cidade e Comissão de Direitos do Consumidor para discutirem sobre as diferenças de preços do produto que ainda são aplicados aos consumidores e os motivos que causam esta alta dos valores, que mesmo com a redução já existente ainda são os mais altos da Região dos Lagos. A coordenadora do Procon, Hanna Maia, informou que novos encontros para debates sobre esta pauta serão realizados e no projeto está inclusa a possibilidade de transmissão ao vivo do expediente para que haja uma explicação aos consumidores que esclareça sobre os preços praticados em Búzios.  Além dos representantes dos postos de combustíveis, participaram da reunião a coordenadora do Procon de Búzios, Hanna Maia, o subcoordenador Ulisses Tito, a assistente jurídica, Fernanda Assis, o vereador Gugu de Nair e a representante da (OAB) Débora Saback.

DAVI DAS LEIS

A Lei 3.514/2022 é do vereador Davi Souza. Com a sanção, as manifestações culturais, cênicas, musicais, saberes e festivas relativas às Batalhas de Rap passam a ser consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cabo Frio. Além disso, fica instituída a data de 12 de novembro como o Dia Municipal do Hip Hop no Calendário Oficial de Eventos. A Lei 3.512/2022 é do vereador Davi Souza (PDT) e torna obrigatória a divulgação trimestral do relatório de Emendas Parlamentares inseridas na LOA. Deverão constar no documento tanto as emendas executadas quantos as não executadas, especificando os motivos nos casos de não execução por ordem técnica. A publicação deverá ser feita em Diário Oficial e no Portal da Transparência, com informações do vereador autor, objeto, valor, data da liberação dos recursos, dentre outras.

PEROÍSO GOURMET

Amanhã começa o projeto Peroíso Gourmet! Através dele, 16 quiosques da orla do Peró irão preparar um prato temático por mês até o fim de novembro. O tema de agosto é “O melhor do mar”, com pratos de frutos do mar com valor único de 30 reais, servidos de quinta a domingo, das 12h às 18h. O evento também reserva música ao vivo durante o pôr do sol no último dia de cada mês. Chama a galera e bora curtir os pratos do Peroíso Gourmet!  O evento também reserva música ao vivo durante o pôr do sol no último dia de cada mês. O projeto mostra bem que os bons ventos dos eventos e das iniciativas turísticas começaram a soprar para os lados do bairro do Peró, tão relegado em diversos momentos pela administração pública da gestão José Bonifácio e de outras também.

MARICÁ SAI NA FRENTE A PRIMEIRA DO BRASIL

Cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, Maricá vai ter o primeiro laboratório do Massachusetts Institute of Technology (MIT) no Brasil. O município recebeu a representante do instituto americano, a pesquisadora Gabriela Bìlá, que fez um ciclo de visitas entre os dias 20 e 26 de julho para conhecer projetos da Prefeitura que estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O encontro marca o início de uma colaboração em fase de estruturação entre a cidade e o Media Lab’s City Science, grupo de pesquisa dentro do MIT especializado em novas tecnologias para responder aos enormes desafios do futuro das cidades. “Nossa gestão em Maricá prioriza o povo e não existe futuro possível sem desenvolvimento social, econômico e sustentável caminhando lado a lado. Criamos empregos enquanto pensamos em novas tecnologias e trabalhamos a economia circular e a distribuição de renda. Tudo ao mesmo tempo. A chegada do MIT vai nos trazer estrutura científica”, afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. Com a unidade de Maricá, serão três laboratórios na América Latina – já existe um no México e outro está sendo desenvolvido no Chile. O City Science é mundialmente conhecido por sua pesquisa em veículos autônomos públicos, mobiliário robótico e simulações urbanas baseadas em agentes e dados. As instituições estão agora trocando informações e o próximo passo será a tramitação jurídica.

MACAÉ DAS MEMÓRIAS

Você já ouviu falar no túnel que liga o Forte Marechal Hermes à Igreja dos Jesuítas da Fazenda do Santana? E os canhões ingleses? Lendas, histórias e um cenário repleto de belezas naturais e arquitetônicas aguçaram a curiosidade das crianças nesta quarta-feira (3), no retorno do projeto `Lugares de Memória´, do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. A proposta é trabalhar a Educação Patrimonial em busca de um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural. A agenda para marcação das visitas está aberta e a participação é gratuita. A iniciativa reuniu 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal Lions, em uma visita ao Forte Marechal Hermes. Encantado com os canhões e soldados, o pequeno Luiz Henrique Figueiredo (10) expressou alegria e felicidade durante a visita. “Foi muito legal. O que mais me deixou feliz foi poder conversar com o soldado e conhecer um pouco sobre o trabalho dele”, destacou o pequeno. Já Suzany Batista (11), ficou impressionada com a história da Santa Bárbara – Padroeira dos artilheiros.

Projeto Teatro a Bordo

TEATRO EM IGUABA

Iguaba Grande recebe, nesta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de agosto, na Praça da Estação, o Teatro a Bordo – Caixola de Histórias. O Projeto, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentará, gratuitamente, peças teatrais, oficinas educativas e curtas-metragens para toda população. As atividades iniciarão nesta quinta (04) com o Cortejo de chegada dos artistas pelos bairros e escolas da cidade, a partir das 14h30 e após acontece uma oficina de contação de histórias para os educadores. Já na sexta (05), a programação tem início às 14h30 com a peça teatral “Sessão Solene, A Princesa e o Gigante”, e segue durante o longo do dia com exibição de curtas e apresentação de artistas locais. O Projeto Teatro a Bordo é um caminhão-palco, batizado de “caixola”, se apresenta em locais públicos, contando histórias recolhidas nas sete regiões brasileiras. Com uma estrutura completa, o teatro móvel contem palco, tenda, camarins, som e iluminação, o contêiner possui, também, um sistema de captação de energia solar, sendo autônomo na geração e utilização de energia elétrica, fazendo com que o teatro chegue a diferentes locais democratizando o acesso a atividades culturais e artísticas.