Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (19)

VEREADORES DE CABO FRIO PODERÃO PENDER O MANDATO; DÁ PEPETA PRA JÂNIO POR QUE ELE TÁ CHORANDO; MIGUEL DAS LEIS CONCIENTES; JESUS DO OXIGÊNIO; SERGINHO É CORDEIRENSE; BÚZIOS DO CORAL; NOVO ENDEREÇO NO TURISMO DE BÚZIOS; MARTINS INVESTI MAIS EM SAÚDE EM BÚZIOS; MUDANÇA NO TURISMO DA ALDEIA; CASTRO SEM ACORDO; VANTOIL DA DRENAGEM; VACINAÇÃO NO ARRAIAL;

311

DÁ PEPETA PRA JÂNIO POR QUE ELE TÁ CHORANDO

A coluna Política Bocão do Povo, começar por Cabo Frio, onde um ex- deputado está chorando, por que Serginho não convidou ele para a inauguração da FAETECJ, neste sábado (21). O choro é tão grande que vão ter que comprar um chupetinha pra ele chupar pra ver se passa, Jânio Mendes também reclamou por não ter sido convidado para inauguração da Faetec em Tamoios. Segundo fonte do Rlagos, Jânio estaria chateado com o fato de não ter sido convidado, uma vez que em seu mandato de deputado lutou muito junto com Paulo Melo para conseguir levar a tão sonhada Faetec para Tamoios. Segundo a mesma fonte, Jânio lamenta não ter conseguido a instalação da faetec porque não havia recursos disponíveis no governo Sergio Cabral como há hoje no governo Cláudio Castro. Jânio ainda teria mostrado descontentamento com o Dr Serginho que está abrindo a Faetec junto com o atual governador. Jânio tem declarado em suas redes sociais que o governo do estado tem perseguido o governo municipal. Questionado sobre o debate, Dr Serginho disse que isso é bobagem dele, que estão todos convidados e que será um prazer receber todos os cidadãos. Serginho ainda brincou, disse que quem quer polêmica onde não existe, na terá retorno, dizendo ainda que estes “estão de castigo” na polêmica!

VEREADORES DE CABO FRIO PODERÃO PERDER O MANDATO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para esta quarta-feira (19), às 13h, a cerimônia de reprocessamento da totalização dos votos para vereador em São Fidélis. Com a recontagem, será definido o parlamentar que substituirá John de Efinho (Republicanos). Eleito em 2020, ele perdeu o cargo, em decisão de segunda instância, após condenação do Republicanos por fraude na cota de gênero. Ainda cabe recurso. Enquanto isso, os processos com as mesmas acusações que envolvem cinco partidos e oito vereadores em Campos estão “conclusos para julgamento” e podem ter uma decisão a qualquer momento. E esse não é o único caso no Estado. Uma série de outras cidades estão com processos contra vereadores eleitos em 2020 por conta de suspeitas de fraudes nas cotas de gênero, em relação às candidaturas de mulheres. Uma destas cidades é Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde há processo correndo na Justiça Eleitoral. Ainda em São Fidélis, o Republicanos foi condenado em primeira e segunda instância nas investigações das chamadas candidaturas laranjas. Com isso, John de Efinho, eleito pela legenda, acabou perdendo o cargo. Em alguns casos, nesses processos destas cidades é preciso encontrar correlações de candidatas apoiando candidatos de outros partidos, inclusive. Em nota, o vereador John de Efinho disse que irá recorrer. “Iremos recorrer dessa decisão, em que o próprio TRE reconheceu que eu não tive nenhuma participação ou concordei com qualquer prática ilícita. Assim, tenho toda convicção de que permanecerei exercendo o meu mandato legítimo, conseguido nas urnas, pela vontade do povo, e reverteremos essa decisão”. Em Campos, as ações movidas contra DEM, PSL, PSC, PL e Avante sob acusação de fraude eleitoral estão prontas para serem julgadas pelo juiz Glicério de Angiólis, da 76ª Zona Eleitoral. Todas já tiveram parecer apresentado pelo Ministério Público e a expectativa é de que as sentenças saiam em breve. O MP se posicionou pela condenação do DEM e PSL nas ações movidas pelo suplente André Oliveira (Avante). Caso isso se confirme, Rogério Maroto (DEM), Marcione da Farmácia (DEM), Nildo Cardoso (PSL) e Bruno Vianna (PSL) perderiam seus cargos. O DEM é acusado de não atingir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas, enquanto o PSL é suspeito de ter montado candidaturas fictícias de mulheres para cumprir a legislação.

MIGUEL DAS LEIS CONCIENTES

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Miguel Alencar (DEM), criou duas leis importantes para o bem-estar da população cabo-friense. A Lei n° 3.367/2021 regulamenta a disponibilização de pelo menos uma vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos e gestantes nos estabelecimentos que prestam serviços de fisioterapia, hidroterapia e hidroginástica. As vagas deverão estar demarcadas o mais próximo possível da entrada do estabelecimento, sendo identificadas e garantidas por sinalização adequada e acesso apropriado. A outra Lei é a de n° 3.369/2021 e institui o “Programa Vai de Bike” e o Selo Empresa Amiga do Ciclista, destinados ao incentivo do uso de bicicleta como meio de transporte. Os objetivos são estimular as empresas a promoverem a utilização da bicicleta pelos funcionários e clientes; o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria do sistema de modalidade cicloviária; a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde da população; e redução do tráfego de veículos automotores e, consequentemente, a poluição em geral.

JESUS DO OXIGÊNIO

O vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Roberto Jesus (MDB), esteve no Hospital de Tamoios, no Segundo Distrito do município cabo-friense, acompanhando a retirada dos botijões de oxigêncio não utilizados da unidade hospitalar tamoiense, que ainda se encontra fechada desde o começo da gestão do prefeito José Bonifácio (PDT). De acordo com Roberto, os oxigênios foram pagos pelo governo de Bonifácio a empresa GMB, mas nunca foi usado. “A gente vai avaliar o contrato bonitinho pra falar, mas a princípio, a priori, é que foi trazido pra cá, os caras falaram é que foi a mais ou menos 3 meses. Está indo embora, gastou dinheiro, o Hospital não abriu e ficou aqui. Quem será, que foi beneficiado, essa empresa GMB, que não prestou serviço, sublocou uma outra empresa, que ganhou dinheiro com o Hospital fechado, tendo em vista que a população não utilizou esse oxigênio? Quem será que foi beneficiado com isso? Nós vamos verificar”, disse Jesus. Ainda segundo o parlamentar, o contrato feito com essa empresa de oxigêncio é desta administração de Zé e não de outros governos. “Fizeram um contrato com uma empresa de oxigêncio, trancaram ooxigênio no Hospital, como trancaram os respiradores, eu denunciei. Tinham 10 respiradores aqui trancados, pagando aluguel mensal. Ficou trancado aqui dentro até a minha denúncia, fizeram a mesma coisa com o oxigêncio, não abriram o Hospital e agora estão mandando embora de novo. Alguém se beneficiou disso. Alguém do município, alguém da empresa… A gente vai buscar resposta disso aí. O Hospital está aqui fechado, dinheiro que poderia estar sendo investido para abrir o Hospital, está pagando oxigêncio com o Hospital fechado. Alguém da empresa ou alguém da Prefeitura está se beneficiando disso. Não estou acusando ninguém, mas estou dizendo que é suspeito e eu vou buscar resposta. O contrato é desse governo agora, foi em 2021”, afirmou Roberto Jesus.

SERGINHO É CORDEIRENSE

O deputado licenciado e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Dr. Serginho ( PL), recebeu o título de cidadão cordeirense. Os vereadores de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, concederam essa honraria ao secretário em virtude dos bons serviços que ele (Dr. Serginho) vem prestando ao município. O deputado licenciado falou nas suas redes sociais da honra de receber esse título concedido pelos parlamentares municipais da cidade. “Que honra receber das mãos do meu amigo Ronaldo Rosa o Título de Cidadão Cordeirense, infelizmente não pude receber em mãos no dia do aniversário da cidade, mas agradeço a todos os vereadores de Cordeiro que me agraciam com esse título, que me deixa muito orgulhoso. Obrigado, Cordeirenses”, finalizou Serginho.

BÚZIOS DO CORAL

A partir desta terça-feira (18) o Coral Municipal de Búzios passa a fazer parte da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município. O retorno do coral aconteceu no prédio da Igreja Metodista Central, através de uma reunião entre os responsáveis e o secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi. Logo após a reunião teve início o ensaio para a próxima apresentação. De acordo com o secretário da Pasta, Luiz Romano, o Coral Municipal terá um repertório variado para a nova temporada. “O coral é cheio de pessoas brilhantes e fazedores de histórias, e já faz parte da cultura do município. Muito feliz com essa decisão. Nossa primeira atividade será a Celebração da Páscoa. Quero agradecer ao pastor da Igreja Metodista Central, Marcus Fraga, que tão sensivelmente entendeu a proposta do coral e do legado que ficará para esta cidade. E para essa bela temporada, haverá uma nova surpresa: o coral Infanto-juvenil para abrilhantar a cidade”, disse Romano. Participaram da reunião, além do secretário de Cultura e dos integrantes do coral, o maestro Alberto Midon, a maestrina Gleris, o diretor administrativo do coral, Artur e o pastor da Igreja Metodista Central, Marcus Fraga.

Pode ser uma imagem de ao ar livre e árvore

NOVO ENDEREÇO NO TURISMO DE BÚZIOS

A Prefeitura de Búzios informa que a Secretaria de Turismo do município a partir desta segunda-feira (17) funcionará na Travessa dos Pescadores, nº 111, Centro, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, devido à reforma e restauração do Pórtico.Na sexta-feira (14) o secretário de Turismo, Dom de Búzios, convidou o prefeito, vereadores e alguns colaboradores para apresentar e agradecer pelo espaço montado da nova secretaria. Logo após foi realizada uma reunião com a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, o Presidente da Câmara Legislativa, Rafael Aguiar e os vereadores Josué Pereira dos Santos e Uriel da Costa.A Secretaria contará com uma extensão na praça Santos Dumont onde funcionará o CAT – Centro de Atendimento ao Turista. Os demais serviços estão funcionando normalmente.

MARTINS INVESTI MAIS EM SAÚDE EM BÚZIOS

O município de Búzios que é destaque na Região dos Lagos do Rio no combate e enfrentamento a pandemia do coronavírus, atento ao aumento dos casos de influenza e da própria Covid, amplia rede de atendimento e testagem e o Hospital de Campanha. Segundo o Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, a Tenda da Ferradura, bairro do município, foi inaugurada para atendimentos de emergência, com o aumento dos casos da Covid-19 e da Influenza, a unidade foi adaptada para atender síndromes respiratórias agudas.‘Neste sábado foi realizado uma ampliação no Hospital de Campanha para dar apoio as pessoas que estão sendo testadas. O Hospital de Campanha tem capacidades pré-instalados de até 35 leitos, hoje nove (9) leitos estão ocupados: 6 de Covid-19 e 3 de Influenza’, declara o chefe do executivo buziano, Alexandre Martins. 

MUDANÇA NO TURISMO DA ALDEIA

O Conselho Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia (COMTUR) se reuniu, na terça-feira (18), para a primeira assembleia ordinária de 2022. O encontro contou com a participação de representantes do setor turístico e do poder público, incluindo a secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco. O poder público divulgou o novo regimento interno do COMTUR, que foi aprovado por unanimidade. Após a publicação do documento em boletim oficial, será convocada eleição para definir o presidente e dois secretários (1º e 2º). Segunda a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, a recomposição do COMTUR é uma ação urgente. “O Conselho é paritário porque é de todos nós, ele é um braço forte da gestão de Turismo no município, mas só vamos avançar se estivermos todos juntos. Nós não buscamos um turismo de massa, queremos um bom serviço, resguardando São Pedro da Aldeia”, afirmou. A reunião abordou, ainda, a adequação de cadeiras do COMTUR. Com a publicação da Lei 2.968, de 04 de novembro de 2021, o Conselho passa a contar com representatividade dos segmentos de serviços turísticos e guias de turismo. Os titulares e suplentes das novas cadeiras foram definidos na mesma assembleia, assim como a suplência do segmento de gastronomia. Os novos conselheiros são: Fábio Valente (titular – Serviços Turísticos), Vagner Nogueira (suplente – Serviços Turísticos), Lucas Trindade (titular – Guias de Turismo), Carlos Vitor Silva (suplente – Guias de Turismo) e Viviane Vasconcelos (suplente – Gastronomia).  É importante ressaltar que todas as informações referentes ao processo de eleição do Conselho Municipal de Turismo serão divulgadas no site oficial da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

CASTRO SEM ACORDO

A reunião do governador do Rio, Cláudio Castro, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira, terminou sem uma solução sobre a inclusão do estado no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que alivia as contas fluminenses. O governador disse que haverá uma nova reunião dentro de 15 dias entre ele e o ministro. Enquanto isso, as equipes técnicas do governo do estado e do Ministério da Economia irão discutir os pontos do plano de recuperação do estado. — Ficou para daqui a 15 dias, depois que equipes técnicas exaurirem o debate. Daqui a 15 dias veremos os pontos que foram pacificados — disse Castro. De acordo com o governador, seriam em torno de sete pontos em que não há consenso. Ele não detalhou quais seriam essas questões, mas afirmou que abordam temas de legislação e entendimento sobre o que é o plano de recuperação fiscal e sobre a economia do Rio de Janeiro. Posteriormente, ao ser questionado sobre não extinguir o pagamento do triênio para todos os servidores, conforme proposto pelo estado de Goiás em seu plano de recuperação, Castro disse que a proposta do Executivo era assim, mas que o texto foi alterado por causa de um entendimento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na interpretação da Lei complementar 178, e mudou apenas para os servidores da ativa.

VANTOIL DA DRENAGEM

Nesta terça-feira (18) o prefeito Vantoil Martins, acompanhado dos secretários municipais de Iguaba Grande, recebeu o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha e a equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para apresentação dos serviços de limpeza e desassoreamento de corpos hídricos do governo estadual – Programa Limpa Rio. A visita contou ainda com a apresentação do projeto de engorda da faixa de areia de toda a extensão da orla, utilizando a o material que será retirado a partir da dragagem realizada no Canal do Itajuru.“É muito importante esse apoio do governo do estado, através do Programa Limpa Rio. O mês de março se aproxima, período de frequentes chuvas na nossa região. Além disso, a topografia da nossa cidade preocupa e desassoreando os canais e rios que cortam a nossa cidade nos trazendo uma sensação de segurança.” Disse o prefeito, Vantoil Martins.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, área interna e texto que diz "PMAC"

VACINAÇÃO NO ARRAIAL

A vacinação infantil contra a covid-19 teve início, nesta semana, em Arraial do Cabo e os cabistinhas de 11 anos já estão recebendo a imunização. Nesta quarta-feira (19), a vacina está disponível no Posto de Saúde da Prainha.Para receber a dose é necessário apresentar comprovante de residência, carteira de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação da criança e do responsável. A Saúde informa que o cronograma de vacinação seguirá de acordo com a quantidade de doses que o município recebe do Estado.