Bocão do Povo | Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quinta – Feira (12)

PREFEITO NO POLE DANCE; O REENCONTRO DE ZÉ COM AQUILES; SWELL DA BLÍBLIA; JÂNIO DO ENCOTRO; OBRAS EM IGUABA GRANDE; UNIFORME NOVO EM BÚZIOS; MAIS OBRAS EM BÚZIOS; RENATINHO FOI REPROVADO; LGBTQIA + DO CABO; MAGNO DA VELA; PL DAS SACOLAS; PROLAGOS NA CÂMARA; AULA DE ESGOTO; CODEÇO DA MOÇÃO; LGBT NA ALERJ; OBRAS DO PASTEL PARECE ESTÁ ANDANDO; HORTA COM COVID;

45

MAGNO DA VELA

O prefeito de Arraial de Cabo, na Região dos Lagos do Rio, Marcelo Magno (PL), fez na tarde desta quinta-feira (12) o discurso de abertura da Copa Brasil de Vela de Praia. A competição vai reunir quase 200 atletas de 8 Estados brasileiros.
“É uma grande vitória para o nosso município, é um evento para dentro nosso município, nunca visto. A alegria é muito grande”, falou Magno. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Vela, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio das Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer, Turismo, Ambiente e Saneamento, FUNTEC e Associação dos Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR).

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

LGBTQIA + DO CABO

Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo recebeu o Coordenadore do Centro de Cidadania LGBTQIA+ da Baixada Litorânea, Théo Silveira, acompanhado pela assessoria técnica do equipamento, Fernanda Machado, a fim de discutir algumas diretrizes e ações importantes para a implantação do turismo LGBTQIA+ no Município.Criação de material promocional, capacitações para o poder público e trade turístico, programa de geração de emprego e renda para a população LGBT no turismo e fomento de eventos, são alguns exemplos de políticas públicas na área, que serão criadas no município.Além de fomentar a economia, grande parte das diretrizes visa a inclusão social, respeito à diversidade e diminuição da discriminação por parte da cadeia produtiva do turismo. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT é 30% mais rentável do que o turismo convencional.

RENATINHO FOI REPROVADO

Ainda falando de Arraial do Cabo, Os vereadores reprovaram na manhã desta terça-feira (10), por 6 votos a 2, as contas do ex-prefeito Renatinho Vianna, referentes ao ano de 2020. Os vereadores Shogun, Tayron, Galego, Tuquinha, Juliano e Rogério, acompanharam parecer do TCE. Já Ayron e Cleyton foram contra o parecer. Júnior Chuchu não compareceu à sessão. O ex-prefeito se manifestou sobre a decisão. Veja a nota: “Estamos muito tranquilos, apesar de que, infelizmente, não tivemos acesso a documentação necessária em tempo hábil para a apreciação do TCE. Lembrando que as de 2018 foram aprovadas por unanimidade pelo TCE e as de 2019 também foram aprovadas. Preparamos a defesa, muito bem feita e fundamentada com provas documentais, protocolamos na Câmara Municipal, mesmo sem termos sido devidamente notificados.

MAIS OBRAS EM BÚZIOS

O prefeito Alexandre Martins visitou nesta quinta-feira (12) as obras da Apae Búzios. A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na praia da Rasa, foi atingida por um incêndio dia 24 de abril, durante a madrugada. Durante a visita o gestor conversou com os representantes da entidade sobre a reconstrução da área administrativa, que foi toda destruída, e disse que em breve a obra será iniciada.

UNIFORME NOVO EM BÚZIOS

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, entregará na próxima segunda-feira (16) os novos uniformes da rede municipal de ensino, desde a Creche até o Ensino Médio. Os novos uniformes foram apresentados à comunidade na inauguração da nova E.M. Nicomedes Theotônio Vieira nesta quarta-feira (11). Senhores pais ou responsáveis, o cronograma de entrega dos uniformes será divulgado pelas redes sociais da Semed com dia, horário e unidade escolar, iniciando pelas creches.

OBRAS EM IGUABA GRANDE

Escolas da rede pública de ensino de Iguaba Grande estão passando por reformas e construção de novas áreas. Na escola Therezinha Pedrosa está sendo realizada a obra de construção de duas novas salas, que aumentará em cerca de 50 vagas a rede municipal, além de implementar pequenos reparos na estrutura.   Já a escola Alice Canellas está passando por uma grande reforma na estrutura, com ampliação da secretaria, instalação do núcleo de treinamento do município, que fica responsável pela formação continuada dos professores, e instalação de toldo no pátio central. Além disso, duas importantes obras começaram na escola: a construção do estacionamento para os ônibus escolares, cujo espaço receberá sistema de drenagem e calçamento com concreto intertravado, e a construção de uma Quadra Poliesportiva coberta, que faz parte do Programa Iguaba Melhor.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas em pé

JÂNIO DO ENCOTRO

O pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, Jânio Mendes, levou o vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Alexandre da Colônia (União), para um encontro com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT). Nessa reunião a três, Ceciliano se comprometeu a abraçar a causa da comunidade dos pescadores na sua corrida ao Senado Federal, a classe vive a angústia da falta de infraestrutura e competitividade com o mercado nacional da pesca. O deputado é pré-candidato ao senado nessa eleição de 2022.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

O REENCONTRO DE ZÉ COM AQUILES

O pré-candidato a deputado federal, Aquiles Barreto (PSD), se reencontrou com o prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, José Bonifácio (PDT). Zé prometeu ajudar Aquiles em sua pré-campanha a federal. “Hoje eu pude rever o grande amigo e prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, em meu escritório. Apesar de estar em período de recuperação, Zé está com muita disposição para o trabalho pela nossa cidade. Ele se comprometeu em ajudar a nossa família da pré-campanha a deputado federal. Fiquei muito feliz em ver nosso prefeito bem e mais feliz ainda em poder contar com o apoio dele nessa caminhada para mudar o Brasil e o Rio de Janeiro”, escreveu Aquiles nas suas redes sociais.

SWELL DA BLÍBLIA

O vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Josias da Swell (PL), deu entrada na Câmara Municipal no Projeto de Lei n° 0246/2022, que dispõe sobre a construção de um monumento da Bíblia na Praça Porto Rocha, no centro da cidade. O parlamentar falou sobre o Projeto nas suas mídias sociais. “Hoje dei entrada no Projeto de Lei Nº 0246/2022, Dispõe sobre a construção de monumento Á BÍBLIA na Praça Porto Rocha , no centro de Cabo Frio. O monumento irá traduzir um testemunho público da importância deste livro, e poderá ser utilizado para encontros de religiosos como já vem acontecendo a anos na Praça Porto Rocha com orações pela cidade em toda as esferas”, postou Swell.

PL DAS SACOLAS

A Câmara Municipal de Cabo Frio voltou a debater na sessão desta quinta-feira (12) sobre a comercialização de sacolas plásticas. O vereador Roberto Jesus (MDB) é o autor do Projeto de Lei 251/2022, que altera a redação da Lei Nº 3.489/2022. A alteração se dará no artigo 3ª da Lei e define o prazo máximo de implementação da proibição da venda de sacolas não retornáveis de até 1 mês após a publicação.  A Lei proíbe empresas comerciais, atacadistas, varejistas ou prestadoras de serviços de vender sacolas não retornáveis para o acondicionamento e transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores. O PL foi aprovado juntamente com Requerimento de Urgência Especial nas Comissões de Constituição e Justiça, Políticas Públicas e de Redação Final. Agora, a alteração será enviada ao Executivo.

PROLAGOS NA CÂMARA

A Câmara Municipal realizou uma audiência pública sobre o Tratamento de Água e Esgoto em Cabo Frio. A reunião foi mobilizada pelo vereador Roberto Jesus (MDB). A audiência teve início com a explanação do diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, que trouxe dados do atendimento prestado pela concessionária.  Ele apresentou também as obras previstas no Plano de Investimentos para os próximos cinco anos, cerca de R$155 milhões em obras de saneamento básico, e em Tamoios, R$167 milhões, que serão aplicados na implantação de redes separativas e na expansão do fornecimento de água tratada para a localidade.

AULA DE ESGOTO

Em seguida, Adacto Ottoni, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Saneamento Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública fez uma analise do cenário atual de tratamento de esgoto com a utilização do sistema de tempo seco e propôs soluções como a instalação de sensores de monitoramento da qualidade de água, limpeza regular e constante das galerias de águas pluviais e implantação da rede separadora absoluta em locais pontuais em um primeiro momento.  O objetivo maior, segundo o professor, é a qualidade da água da Laguna de Araruama. Após, os vereadores puderam usar o tempo de fala e fazer duas perguntas. O mesmo procedimento foi adotado com o parlamentar Jean Pierre, de São Pedro da Aldeia, único representante dos outros municípios a comparecer; com os pescadores, representantes da sociedade civil e com o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento e Drenagem do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e membro do Conselho de Associados do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Arnaldo Villa Nova.

Barra de Pole Dance Prateada Giratória, Removível e Desmontável

PREFEITO NO POLE DANCE

O Rlagos recebeu um vídeo onde mostra um prefeito da Região, dançando em um Pole Dance que vê não acredita e de deixar qualquer um de queixo caído, na imagem o mesmo parece cercado de homens e mulheres. Fontes do Rlagos revelaram que isso foi em uma boate no Rio em 2020, e o fato aconteceu durante a campanha eleitoral para prefeito. Ainda segundo a fonte informou ao Rlagos que o mesmo morria de medo desse vídeo vazar e ele perder as eleições. Mais prefeito precisa se preocupa não que o Rlagos vai vazar já já.

ENFERMAGEM HOMENAGIADA EM CABO FRIO

Para celebrar o Dia da Enfermagem, a Prefeitura de Cabo Frio está promovendo uma série de ações em alusão à data comemorativa. A programação vai até o dia 20 de maio, com o objetivo de retribuir e agradecer a dedicação e o empenho dos 1.612 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas 41 unidades de saúde básica, ambulatorial e hospitalar do município. Nesta quinta-feira (12), as ações aconteceram no Hospital Municipal da Mulher, no Braga, no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios. Na sexta-feira (13), as ações acontecem na UPA do bairro Parque Burle.

CODEÇO DA MOÇÃO

Os coordenadores de Imunização, Patrícia Freitas; e de Enfermagem, John Bento de Freitas, receberam uma moção de aplausos nesta quinta-feira (12) durante a sessão na Câmara Municipal de Cabo Frio. Representando a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais foram homenageados em nome de toda equipe de saúde que atua no município.

SAÚDE DE BÚZIOS HOMENAGEADA

Nesta quinta-feira (12) comemora-se o Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, e abre a chamada Semana da Enfermagem, que termina no dia 20, quando se celebra o Dia do Técnico de Enfermagem. Em Búzios, que conta com 391 profissionais de enfermagem, um café da manhã no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) marcou o começo da da programação que visa reconhecer a importância desses profissionais no município. Outras atividades acontecerão ao longo da semana. O secretário de Saúde Leônidas Heringer destaca que a enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao restabelecimento da saúde do indivíduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro do município. “Não há como trabalhar a saúde, em especial a pública, sem o setor de enfermagem. São profissionais capacitados que podem atuar em inúmeras frentes do que compõe a estratégia de Saúde de um município. São fundamentais”, exalta o secretário.

LGBT NA ALERJ

A discussão do projeto de lei que cria o programa de incentivo cultural do orgulho LGBTI e de inclusão social no Rio, de autoria da deputada Renata Souza (Psol), acirrou os ânimos no fim da tarde desta quinta-feira, no plenário da Alerj. Diversos parlamentares da direita pediram para se manifestar sobre o tema, mas Rodrigo Amorim (PL), especialmente, tirou Renata do sério. O parlamentar tentou argumentar contra o projeto dizendo que havia a intenção de servir à “sexualização precoce” das crianças e adolescentes. Nesse momento, a psolista interviu e pediu para que os deputados bolsonaristas “calassem a boca” para falar do projeto. Amorim também acusou a deputada de “incentivar o homossexualismo” — inadequação linguística e preconceituosa, já que o sufixo “ismo” pode conotar doença — e fez questão de se posicionar “com orgulho hétero”. Para evitar que a pauta fosse apreciada, parlamentares da direita obstruíram a votação. Apenas 15 pessoas participaram e, por falta de quórum, a votação da matéria acabou adiada e retornará ao plenário. O curioso é que poderiam ter derrotado a matéria hoje, já que estavam em maioria, mas preferiram se ausentar do plenário.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

TRABALHO INTEGRADO

Com o objetivo de conciliar as operações e oferecer um serviço cada vez mais integrado e eficaz, os Procons dos municípios do interior do estado estão se unindo. Seguindo este propósito, o diretor do Procon aldeense, Marcio Lisboa, esteve em Rio das Ostras para trocar informações com o órgão municipal. De acordo com Marcio Lisboa, o intuito é estar em contato e detectar as principais demandas da população. “Buscamos identificar também as necessidades dos consumidores e comerciantes para podermos realizar palestras pedagógicas. A meta é identificar os problemas recorrentes dos consumidores com os fornecedores e com as empresas prestadoras de serviço para oferecer um atendimento e resoluções mais padronizadas nos municípios próximos ao nosso”, declarou o diretor do Procon aldeense.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

OBRAS DO PASTEL PARECE ESTÁ ANDANDO

Ainda em vistoria nos bairros da cidade, o prefeito Fábio do Pastel visitou hoje o bairro Vinhateiro para acompanhar o andamento das obras de drenagem na Rua Amadeu Franciscone de Medeiros. O prefeito esteve no local acompanhado pelo secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, e pelo chefe de gabinete, Moisés Batista. Eles conversaram com os profissionais encarregados pela obra que irá levar mais qualidade de vida para os moradores. Fábio destacou que o trabalho está avançando. “Estou muito satisfeito com a quantidade de manilhas já instaladas e com o progresso do serviço desde quando começou”, contou.O serviço é realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado para obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas dos bairros Vinhateiro, Estação e Bela Vista.

HORTA COM COVID

Quem saiu de circulação foi o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT). Pelas redes sociais, ele anunciou que está com Covid-19 pela segunda vez. A primeira foi logo após a vitória em 2020, quando ficou em casa por quase duas semanas.