Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Segunda – Feira (16)

CPI aprovou novos requerimentos; Câmara voto amanhã requerimento sobre posto; Araruama no TOP 5 do Gato diz ENEL; Comerciantes não querem plantão; Magno começa a distribuir gera renda; MT pede desculpa e se diz envergonhado; Ex-secretário detona Bonifácio; Volta às Aulas do Zé; Cabo Frio o Novo Egito;

422

CPI aprovou novos requerimentos

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 se reuniram na manhã desta segunda-feira (16) e aprovaram oito requerimentos que serão direcionados a prefeitura, a um hospital particular da cidade, ao Governo do Estado, Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Os documentos solicitam cópias de documentos como contratos e relatórios de serviços realizados, atendimentos médicos e repasses de verbas nas três esferas, além de comunicações entre conselhos de saúde, dentre outros.   Estiveram presentes o presidente da Comissão, Roberto Jesus; a vice-presidente Alexandra Codeço; o relator Rodolfo Machado; e os vereadores Alexandre da Colônia e Oseias de Tamoios, além do parlamentar Léo Mendes, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e se colocou à disposição para eventuais dúvidas ou consultas legais. O prazo para respostas é de 15 dias. A CPI tem como finalidade apurar responsabilidades acerca dos gastos com saúde durante o período pandêmico da Covid-19. Uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira (23).

Câmara voto amanhã requerimento sobre posto

Está na pauta da Sessão desta terça-feira da Câmara de Cabo Frio o requerimento do vereador Josias Rocha Medeiros, o Josias da Swell, que pede a cópia integral do processo administrativo que resultou na expedição de licença ambiental prévia pela Secretaria de Meio Ambiente para instalação do Posto Petromaxx, em Cabo Frio. O empreendimento será instalado na Avenida Wilson Mendes, nas proximidades do Terminal de Ônibus de Turismo, no bairro Jacaré. De acordo com a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a atividade foi considerada de baixo impacto ambiental e local. O processo foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, onde tramita atualmente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em nota, como adiantou o RLagos, destaca que o licenciamento ambiental é apenas uma parte do processo até a implantação definitiva de qualquer empreendimento. Para a obtenção da Licença de Operação, uma série de exigências deverão ser cumpridas.

Araruama no TOP 5 do Gato diz ENEL

O município de Araruama está no Top 5 dos casos de furto de energia elétrica no Estado do Rio, de acordo com  o ranking dos municípios atendidos pela distribuidora com os maiores índices de furto de energia no primeiro semestre de 2021.  São Gonçalo lidera a lista, com índice de 39,9% de perdas de energia. Isso significa que, de toda energia distribuída pela companhia na cidade, cerca de 40% é perdida – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”. Duque de Caxias vem na sequência, com índice de 32,5%, e Itaboraí ocupa a terceira posição, com 32,3%, seguidas pelas cidades de Magé (30,8%) e Araruama (28%), respectivamente.   A companhia identificou 80 mil “gatos” entre janeiro e junho de 2021, um aumento de 111% em relação aos 38 mil encontrados no mesmo período do ano passado.  A empresa realizou 564 operações com a Polícia Civil que resultaram em 73 pessoas detidas em flagrante.

Comerciantes não querem plantão

Os proprietários de farmácias de Búzios não gostaram nada do Projeto de Lei que institui o plantão de farmácias e drogarias no município, apresentado pelo vereador Raphael Braga.  O projeto, que está na Comissão de Constituição e Justiça, obrigada que a cidade tenha no mínimo duas farmácias ou drogarias abertas ao público por dia em escala de plantão, inclusive aos domingos e feriados, sendo uma na área peninsular e outra na área compreendida a partir do bairro da Rasa até os limites do município.  Os representantes das farmácias questionaram a segurança, o custo e a dificuldade de manter o responsável técnico no plantão, durante audiência pública que discutiu o projeto. A ideia da reunião foi ouvir o setor, mas também atender à população que cobra sobre o funcionamento do plantão das farmácias.

Magno começa a distribuir gera renda

 O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno inicia, nesta terça-feira.  (17), a entrega do kit com o cartão de benefícios do Gira Renda Cabista, além disso, as famílias serão orientadas sobre as regras de permanência no Programa. A listagem das famílias aptas pode ser acessada no site oficial da prefeitura: https://www.arraial.rj.gov.br/gira-renda-cabista, além de ficar disponível nas Escolas do Município e CRAS.  As famílias que não foram habilitadas, por algum critério que descumpra as normativas do programa, também podem acessar a listagem no site e verificar o motivo da não habilitação documental. Foi publicado ainda, a relação das famílias que estão com documentos em análise pela Comissão Especial do Programa Gira Renda Cabista.  O Programa vai beneficiar cerca de 1.500 famílias, causando um impacto positivo no comércio local, visto que, as famílias receberão um cartão com R$ 200 que poderá ser usado para compra de itens essenciais, como alimentos, medicamentos e gás de cozinha.

MT pede desculpa e se diz envergonhado

Jogador do Vasco, o Cabofriense Matheus Nunes, de 20 anos, usou uma rede social, nesta segunda-feira (16) para pedir desculpas e se disse envergonhado por ter participado de uma festa na cidade neste domingo. O Vasco, ontem mesmo, anunciou que o atleta será multado e foi afastado dos treinamentos no CT Moacyr Barbosa por pelo menos três dias. Ele está fora da partida contra o Londrina, na quarta-feira, às 21h30, em São Januário, pela Série B. “Meus pais sempre me ensinaram a responder por todos os meus atos. Cada ação, uma consequência. Antes de mais nada, queria pedir desculpa, de peito aberto, pelo erro cometido no último fim de semana. Em um momento de pandemia, assumo que fui infeliz na decisão. No Vasco da Gama, aprendo todos os dias a moldar o meu caráter, por isso, estou envergonhado. Faço questão de registrar. Saibam sempre que a cruz de malta será o meu pendão.”  escreveu o meio campista do Vasco.  O jogador aparece em vídeo que circula na internet aglomerando, neste domingo, em Cabo Frio, apesar de todos os atletas terem sido terminantemente proibidos de frequentar ambientes fechados com aglomerações e de festa, respeitando protocolo sanitário da COVID-19.

Ex-secretário detona Bonifácio

O comerciante e ex-secretário de esportes de Cabo Frio Eliseu Pombo acusou o prefeito José Bonifácio de invadir uma área particular de um prédio comercial dele para retirar material de proteção da vitrine. De acordo com Eliseu, o prefeito mandou arrancar gelos baianos instalados na frente de uma das vitrines no recuo da calçada do prédio que fica na esquina da Rua Itajuru com João Pessoa, onde funciona uma loja de utilidades do lar. Eliseu diz que a área é particular.  “Rasgar leis, não garantir o direito do cidadão a dignidade, inclusive da família, e invadir propriedade particular por duas vezes para retirar material de proteção da vitrine, isso é sabedoria de Salomão? Senhor prefeito que bate no peito dizendo ser cristão, precisa rever seus conceitos de cristão, Deus nos dá a vida e nos dá uma missão “levar o bem e defender a verdade e o caminho” as vezes erramos, mas podemos reconhecer o erro e com certeza Deus vai perdoar.  Mas precisa primeiro reconhecer o erro. Mas precisa primeiro reconhecer o erro”, escreveu Eliseu.

Volta às Aulas do Zé

Alunos de 46 escolas da rede municipal de Cabo Frio retornaram, nesta segunda-feira (16), às salas de aula para atividades em formato híbrido. As equipes diretivas preparam uma recepção calorosa e cheia de cuidados para alunos e professores. A retomada ocorreu com 50% dos estudantes em sala de aula, e em formato de rodízio. O calendário foi estipulado pela Justiça, em audiência de conciliação ocorrida no final de julho, entre a Secretaria de Educação e o Ministério Público. Os alunos foram recepcionados seguindo o protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria de Educação e encaminhado às 90 escolas e três Centros de Apoio Pedagógico que compõem a rede. Na entrada, álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento e cartazes afixados com informações sobre etiqueta respiratória e medidas de combate à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório para alunos e servidores, que receberam da gestão escolar a proteção nos modelos PFF2 e N95. Pais e responsáveis também receberam orientações para evitar aglomerações, respeitando os horários de entrada e saída dos alunos. O atendimento deve ser realizado com agendamento prévio, não sendo permitido, nesse momento, a entrada e permanência de responsáveis no interior das escolas.

Cabo Frio o Novo Egito

A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos, virou noticias no Brasil e no Mundo todo, na noite de domingo (15), em uma reportagem produzida pelo Fantástico da Rede Globo de Televisão. A cidade ganhou até um novo nome “O NOVO EGITO”. Cabo Frio que é uma cidade turística, está se transformando em uma cidade perigosa. Em menos de três meses a cidade teve três crime envolvendo o ramo de criptomoedas. Sendo dois atentados e um assassinato. Foi em Cabo Rio, na Região dos Lagos do Rio, onde pelo menos dez empresas estão sendo investigadas. A cidade, que sempre atraiu turistas em busca de sol e praia, virou o paraíso dos golpistas e começou a ser loteada por pessoas que prometem lucros altos e rápidos. Cabo Frio ganhou até um apelido: novo Egito, pelas pirâmides de investimento, que não param de crescer.A verdadeira realidade e que a população, tem que rezar muito para a cidade não entrar num colapso financeiro em breve.