Search
Close this search box.
VÍDEO | Criança de 3 anos que morreu na UPA de Cabo Frio é enterrada; Família diz que houve negligência médica.

VÍDEO | Criança de 3 anos que morreu na UPA de Cabo Frio é enterrada; Família diz que houve negligência médica.

Por Rlagos Notícias

12 de outubro de 2022

Compartilhar no WhatsApp

CABO FRIO – Foi enterrado na tarde de quarta – feira o corpo da criança de apenas 3 anos de idade identificada como Joana, que morreu na madrugada de quarta – feira (12), na UPA de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O tio da menina de apenas 3 anos Charles William fez um desabafo nas suas redes sociais onde gravou um vídeo pedido justiça.

De acordo com relatos da família, o médico de Plantão não examinou a criança, não passou exames, não fez raio x e disse que as dores não passavam de “gases”. Nesse mesmo momento o Médico Pediatra passou alguns remédios para que a menina colocasse os “gases” para fora e deu alta para a criança. A família levou a criança para casa e durante a madrugada ainda se queixava de dores no abdome e nas costas. No outro dia a família levou a criança novamente para a UPA onde foi atendida por outro Pediatra que passou um Raio X e fez os Exames e constatou que a criança estava com uma GRAVE pneumonia e que seria necessário a internação da criança em caráter de Urgência.

https://www.instagram.com/reel/CjoCun-g1rz/?utm_source=ig_web_copy_link

A Menina Joana de apenas 03 anos de idade foi internada na UPA e ficou na Sala de internação Amarela onde são tratados pacientes com seu quadro clinico estável e não em estado grave, onde a menina deveria ter ficado internada na sala vermelha pois corria sério risco de vida. De prontidão também deveria ter sido solicitado a transferência da criança para um Hospital que tivesse suporte para receber e salvar a vida da pequena Joana. Desde então a médica pediatra de Plantão não sabia fazer os procedimentos necessários para melhorar o quadro clinico da criança.

O corpo de Joana foi sepultado as 16h no cemitério do Jardim Esperança em Cabo Frio, familiares e amigos da criança estão desolados, ainda mais numa data que se comemora o dia das crianças e o da padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida

Por volta das 17 Horas de Ontem (11), foi constatado que a criança estava com baixa saturação (Falta de Oxigenação no Sangue) e aumentando cada vez mais a falta de ar. A menina Joana piorou e teve seu quadro de pneumonia e infecção elevado ao nível de Gravíssimo. Segundo a família e funcionários da UPA a pediatra que estava de plantão não sabia realizar alguns procedimentos para salvar a vida da criança e pediu a transferência para outra unidade com mais aporte para tentar salvar a criança. Como a vaga em outro Hospital demoraria muito tempo foi solicitado a presença de outro Pediatra que estava de folga para tentar salvar a vida da pequena Joana.

Segundo funcionários da própria UPA que estão revoltados com o descaso, horas depois após a chegada desse outro médico, foi realizado um procedimento de Inserção de dreno torácico e por incrível que isso possa parecer ridículo, eles colocaram o dreno no Pulmão errado. Ou seja no Pulmão que ainda estava saudável, prejudicando cada vez mais a saúde da menina joana. E por volta de 1h da manhã a menina infelizmente veio a Falecer.

Uma sucessão de erros gravíssimos estão acontecendo na UPA de Tamoios e nenhuma providência é tomada com relação aos responsáveis do local. Mostrando uma total falta de preparo e de responsabilidade por parte da Secretaria de Saúde do Município e pelo Prefeito. Infelizmente o poder executivo vê a UPA apenas como um Cabide Eleitoral para angariar votos em época de eleição com contratações absurdas de pessoas que nunca nem ouviram falar em saúde.

Portal Rlagos procurou a prefeitura de Cabo Frio, para saber mais sobre a situação do que levou a morte da menina, e em nota foi informado.

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a paciente recebeu o primeiro atendimento na UPA de Tamoios no último sábado (08/10), porém por não apresentar sinais de gravidade no quadro, foi medicada e teve orientado o retorno à unidade em um prazo de 48 horas.

No entanto, ao retornar à unidade de Pronto Atendimento na segunda (10/10), a paciente já apresentava um quadro grave. Diante disso, ela foi internada e regulada para a realização de transferência, sendo realizados os procedimentos iniciais para pacientes em estado grave.

A vaga para a transferência foi obtida às 19h, mas como houve uma piora acentuada do quadro clínico, não foi possível transferi-la de imediato, sendo necessário estabilizá-la, o que foi feito. Porém, a paciente não resistiu à saída e acabou vindo a óbito.

A Coordenadoria de Pediatria da UPA de Tamoios informa que deu toda assistência à criança, que foi atendida por três diferentes plantonistas,
e relata ainda que todos os procedimentos foram solicitados e feitos dentro do tempo cabível, infelizmente sem sucesso.

A Secretaria de Saúde e a direção da UPA de Tamoios se solidarizam com os pais e familiares da criança.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

12 de outubro de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!