Search
Close this search box.
Campos dos Goytacazes: Publicada atualização do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais

Campos dos Goytacazes: Publicada atualização do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais

Por Rafael Abud

31 de maio de 2022

Compartilhar no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) revisaram e atualizaram o Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais nesta segunda-feira (30). Nesta quarta-feira (1º), às 11h, o secretário de Educação, Marcelo Feres, e o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro, promoverão reunião on-line com os gestores de creches e escolas da rede municipal de ensino visando esclarecer os principais pontos do documento e tirar dúvidas.

O Plano de Retomada está disponível no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), acessível a todos os gestores escolares e à população em geral.

“Nosso objetivo é seguir garantindo a tranquilidade no ambiente escolar, que continua sendo um local seguro contra a Covid. Com as orientações dos professores e demais profissionais da rede, uso de álcool, incentivo do uso de máscara, testagem itinerante em massa, vacinação itinerante nas unidades escolares, além de outras medidas, a Secretaria de Educação está ajudando a combater a proliferação do coronavírus. Não é a primeira vez que fazemos uma atualização do plano. Em abril também revisamos o documento, pois estamos atentos às necessidades das escolas, às regras de vida e às condições epidemiológicas de cada momento”, afirmou o secretário de Educação, Marcelo Feres.

Carneiro reforçou que o objetivo é manter a segurança para todos os alunos e profissionais da educação. “Nós adaptamos o protocolo de retomada para que as escolas possam permanecer abertas, mas redobramos a vigilância e continuaremos atentos a qualquer mudança no comportamento da pandemia. Possíveis novas alterações podem ocorrer caso haja mudança no comportamento da pandemia”, destacou o subsecretário.

A assessora técnica da Seduct, Cátia Mello, lembrou que o Manual é um documento norteador que visa sanar as dúvidas existentes de quem está vivenciando a situação na ponta. “É um documento revisado por profissionais sérios e qualificados que se baseiam no perfil epidemiológico em nosso município. Asseguro que não há motivos para alarde, pois não há situações de surtos. A Seduct e a Saúde estão em constante monitoramento da nossa rede de ensino”.

O Programa Saúde na Escola está garantido todo apoio necessário aos gestores e profissionais do ensino. “Não existe quadro de surto de covid nas escolas. Os pais podem ficar tranquilos, pois estamos acompanhando e monitorando as escolas de perto”, informou o coordenador do programa, João Paulo de Oliveira.

Confiram algumas das mudanças:

A OCORRÊNCIA DE CASO DE COVID-19 DEVERÁ SEGUIR OS TRÂMITES DE NOTIFICAÇÃO E ADOTAR AÇÕES CONFORME AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
ALUNO

Na ocorrência de 1(um) caso confirmado de COVID-19, o aluno deverá ser afastado por sete dias. A turma terá sua atividade presencial suspensa por até 3(três) dias letivos*; prazo no qual todos os alunos da turma deverão ser testados.

PROFESSOR/PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Na ocorrência de positividade para COVID-19, as turmas em que o profissional atuou nas últimas 24 horas terão suas atividades presenciais suspensas por até 3(três) dias letivos*; prazo no qual todos os alunos da turma deverão ser testados.

QUANDO SUSPENDER AS AULAS PRESENCIAIS NA UNIDADE?

Na ocorrência de diagnóstico de COVID-19 em mais de 30% das turmas da instituição, a unidade deverá ser fechada por 5(cinco) dias corridos.

Na ocorrência de diagnóstico de COVID-19 em 30% do total de profissionais da educação, a unidade deverá ser fechada por 5(cinco) dias corridos

Anterior a reabertura, a unidade deverá passar por processo de Sanitização.

Nos casos de suspensão das atividades na unidade, profissionais e alunos deverão ser testados antes da retomada das aulas presenciais.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

31 de maio de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!