Search
Close this search box.
Uso de máscaras nas escolas de Campos dos Goytacazes volta a ser recomendado a partir de segunda-feira

Uso de máscaras nas escolas de Campos dos Goytacazes volta a ser recomendado a partir de segunda-feira

Por Rafael Abud

28 de maio de 2022

Compartilhar no WhatsApp

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), está recomendando a volta do uso de máscaras nas escolas da rede municipal de ensino, a partir de segunda-feira (30). A decisão foi tomada durante reunião nesta sexta-feira (27), na sede da Secretaria de Saúde, devido ao aumento nos casos de Covid-19.

Esse aumento, segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), médico infectologista Rodrigo Carneiro, é pequeno, mas ainda assim “recomendamos fortemente o uso desse equipamento de proteção individual por alunos, professores e profissionais da educação, bem como a higienização das mãos e o distanciamento social”, explicou o médico. Ele disse, ainda, que as escolas da rede particular podem seguir a mesma recomendação se assim desejarem.

Durante a reunião, que contou com a presença da assessora técnica da Seduct, Cátia Melo, e de representantes do Programa Saúde na Escola (PSE), além da Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, foi atualizado o protocolo de retomada das aulas com segurança.

As alterações, que tratam da suspensão das aulas e fechamento das unidades, serão publicadas na próxima semana, por meio de portaria no Diário Oficial do município. A Seduct vai atualizar, também, o protocolo de segurança para o funcionamento das 81 creches municipais.

Ficou acordado que, a partir de agora, caso haja confirmação de um caso de Covid em uma determinada turma, apenas os alunos dessa turma terão as aulas suspensas. A escola permanecerá aberta.

“Para o fechamento total da escola será necessário que haja confirmação de casos em pelo menos 30% das turmas. Ocorrendo isso, vamos acompanhar os casos positivos e realizar a testagem daqueles que tiveram contato com as pessoas infectadas”, explicou Rodrigo Carneiro, ressaltando que o município tem apresentado um baixo índice de casos positivos quando a testagem é feita de forma aleatória.

“Não há motivos para pânico. O aumento ainda é discreto e não temos, no momento, alunos e professores internados em UTI”.

Ele disse que alunos que apresentarem sintomas como febre (temperatura corporal acima de 37,8°), tosse persistente e dificuldade para respirar (falta de ar) não devem ir para a escola. “A orientação é para que busquem atendimento médico imediatamente”, acrescentou.

Cátia afirmou que os pais e responsáveis podem ficar tranquilos, pois não há surto de Covid-19 nas escolas municipais. “A equipe do PSE, em parceria com a Saúde, tem feito um trabalho intenso nas unidades escolares com testagem itinerante, vacinação contra a Covid-19 e agora aplicação das vacinas de rotina”, disse ela, pedindo aos pais que promovam, dentro de suas casas com os filhos, o caráter educativo pelo uso das máscaras para prevenção da Covid-19 e de outras doenças respiratórias.

“Temos um protocolo consolidado e atualizado pelas equipes do PSE e Subpav que norteia toda a comunidade escolar de como proceder em caso de situações adversas”, afirmou.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

28 de maio de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!