Rio de Janeiro – Uma equipe médica de Itaperuna, no noroeste fluminense, retirou um tumor de cerca de 46 kg de uma paciente na quarta-feira (31/8). Segundo o cirurgião responsável, a mulher vivia com o tumor há 5 anos.
Ao Rlagos o cirurgião Glaucio Boechat informou que a paciente tem 45 anos, pouco mais de 1,5m de altura e pesava 150kg, conforme relato da família da mulher. Ela deu entrada na unidade de saúde com falta de ar devido a tumoração e foi encaminhada para uma cirurgia de urgência.
O procedimento durou em torno de duas horas e foi realizado no Hospital São José do Avaí, junto a residentes, instrumentadores, anestesistas e auxiliares de enfermagem. O material retirado foi encaminhado para biópsia, que pode levar de 15 a 20 dias para ficar pronta.
Segundo o cirurgião, como não fez previamente consultas com a paciente, não é possível determinar antes do laudo o local onde o tumor começou. No entanto, a equipe médica suspeita que tenha sido no útero.
Após a cirurgia, a mulher foi encaminhada ao CTI da unidade e está lúcida e estável. De acordo com o cirurgião, ela já respira sem ajuda de aparelhos e tem se comunicado bem. “Os próximos passos agora vão ser vistos com o laudo da biópsia. Não sabemos o tipo de tumor ainda, se é benigno ou maligno. É esse exame que vai definir se ela terá ou não que fazer radioterapia e outros tratamentos”, afirmou o médico.