Itatiaia (RJ) está investigando um possível surto de virose nestes últimos dias. Os casos aumentaram após um encontro de motociclistas que foi realizado em Penedo.
O evento reuniu pessoas de todo o país no último fim de semana. Segundo moradores e turistas, os sintomas são os mesmos: diarreia, vômito, febre e outros.
A prefeitura de Resende (RJ), cidade vizinha, informou que de quinta-feira (1º) até esta segunda-feira (5) foram atendidos 286 pacientes com os sintomas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital de Emergência.
Procurada pelo Portal Rlagos Notícias, a prefeitura de Itatiaia disse que foram atendidos 136 pacientes com gastroenterite neste período.
Há a suspeita de que o problema tenha sido provocado por contaminação pela água. De acordo com a prefeitura de Itatiaia, não há uma estação de tratamento de água na cidade.
A água fornecida aos moradores é captada em diversos pontos naturais do município, armazenada em reservatórios e passa por cloração antes de ser distribuída aos munícipes.
O poder público disse ainda que tem uma Estação de Tratamento de Efluentes em Maromba e outra no Jardim Manchete. Ela foi entregue em 2019 e entrou em operação em junho de 2024.
“Para tal, o governo municipal iniciou em abril de 2022 a interligação da rede de esgoto do bairro à ETE da localidade. Houve a construção de novos poços de visitas, novas ligações domiciliares, extensão de redes coletoras absolutas e outras intervenções necessárias para levar os efluentes domésticos captados até a Estação de Tratamento. A Prefeitura também está desenvolvendo o Plano Municipal de resíduos sólidos, o qual já foi realizado audiência pública aberta a população e que no momento oportuno será enviado ao legislativo para e tornar lei”, explicou a nota enviada ao g1.
A prefeitura esclareceu ainda que em 35 anos de emancipação de Itatiaia, a cidade nunca passou por obras significativas nesta área relacionada à água.
“O município foi emancipado há 35 anos e neste período não houve obras significativas neste setor. O atual governo apresentou projeto ao Ministério das Cidades, aprovado pelo governo federal, orçado em mais de R$ 19 milhões, que vai melhorar todo o sistema de abastecimento de água. Quanto à questão da estiagem de uma forma geral, ou seja, não pontual apenas ao município, os técnicos informam que a estiagem ocasiona baixa no volume dos rios . Isso pode gerar prejuízos para a qualidade da água que abastece a população. Desta forma, os cuidados com o tratamento da água devem ser redobrados”, finalizou.
Organização do evento se pronunciou
A organização do Encontro Internacional de Motociclistas de Penedo se pronunciou sobre o ocorrido em nota. Leia na íntegra:
“A Organização do Encontro Internacional de Motociclistas de Penedo informa que, desde o último domingo, tem recebido um número crescente de mensagens de participantes relatando episódios de náusea.
Nosso principal objetivo é proporcionar um entretenimento de qualidade que esteja sempre alinhado com as mais rigorosas normas de segurança. Entendemos que a experiência dos participantes vai além da diversão, e por isso nos comprometemos a oferecer um ambiente onde todos possam desfrutar do evento com tranquilidade e confiança.
Estamos implementando um link dedicado para que todos os casos sejam devidamente documentados e encaminhados às autoridades competentes. Essa iniciativa visa garantir que cada relato seja registrado com precisão e que as informações sejam analisadas de forma minuciosa.
Nosso compromisso é identificar o motivo do ocorrido, e estamos empenhados em colaborar ativamente, reforçando nossa postura de transparência e responsabilidade para com todos os participantes do evento”.