A Defesa Civil de Rio das Flores (RJ) está contabilizando os estragos causados pela forte chuva que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (28).
Foram registrados alagamentos, deslizamentos de terra e, pelo menos, uma família ficou desalojada. Outras 20 famílias perderam parte dos eletrodomésticos, móveis e objetos pessoais.
Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de três horas e o volume de chuva registrado foi de 20 milímetros. Ao todo, 26 ocorrências precisaram ser atendidas após o temporal. O córrego Manuel Pereira transbordou e ruas do bairro Elizabeth, do Centro e o do distrito Taboas ficaram alagadas.
A Defesa Civil informou que há 18 anos não era registrado um temporal desta proporção.
No Centro, houve deslizamento de terra e parte do barranco atingiu uma casa. O barro invadiu o quintal e a cozinha, afetando a estrutura do imóvel. Os moradores não ficaram feridos e foram levados para a casa de parentes.
Na RJ-135, estrada que dá acesso a Rodovia Lúcio Meira, parte do asfalto cedeu e foram registradas mais de 10 quedas de barreiras. A pista chegou a ser interditada e o trânsito foi desviado para uma estrada rural.
Nesta quarta (29), equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e da prefeitura removeram as barreiras e liberaram o trânsito na RJ-135.
Em nota, o DER-RJ disse que “a equipe técnica do departamento irá realizar vistoria técnica para avaliação dos reparos necessários”.
A prefeitura também está realizando o trabalho de limpeza das ruas e a assistência social está dando apoio às famílias afetadas.