RIO DE JANEIRO – Na madrugada deste domingo (15), o Aeroporto do Galeão, situado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, presenciou o pouso do quinto voo com brasileiros resgatados de Israel. A aeronave KC-30, que decolou de Tel Aviv no sábado (14), chegou à Base Aérea às 1h45 carregando 215 repatriados e 16 pets.
🔔 O Rlagos Rio agora está no Canal do WhatsApp: Clique aqui para seguir o novo canal do Rlagos Notícias no WhatsApp
Desde o início desta operação, um total de 916 brasileiros já deixaram território israelense. Relembrando os eventos recentes, na última quarta-feira (11), o primeiro voo da operação aterrissou em Brasília com 107 passageiros. Destes, 104 prosseguiram para o Rio de Janeiro em duas aeronaves da FAB. Já ao final daquele dia, outros 214 brasileiros foram acolhidos pelo Aeroporto do Galeão. Adicionalmente, na madrugada do sábado (14), 207 repatriados e quatro pets fizeram sua chegada.
- Crime em Cabo Frio: Homem é morto com centenas de facadas em Cabo Frio; Veja o vídeo:
- Crime em São Pedro: Briga de trânsito termina em execução na RJ-140 em São Pedro da Aldeia
Enquanto isso, um avião VC-2 da Embraer, pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB) e usualmente utilizado pela Presidência da República, encontra-se em Roma, na Itália, à espera de autorização para deslocar-se ao Egito. O objetivo é resgatar brasileiros que se encontram na tumultuada Faixa de Gaza. Recentemente, um grupo de 16 brasileiros que estava na escola católica Rosary Sisters, situada no norte de Gaza, dirigiu-se em um ônibus fretado para Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza. Lá, uniram-se a outros aproximadamente 10 brasileiros, todos compartilhando o desejo de regressar ao Brasil.
Esta série de repatriações, batizada de Operação Voltando em Paz, foi iniciada em resposta aos conflitos que irromperam no dia 7 devido ao ataque do grupo terrorista Hamas. A operação é uma coordenação conjunta entre os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Conforme informado pelo Itamaraty, o foco prioritário da repatriação tem sido em idosos, grávidas e crianças. Até o momento, mais de 2 mil brasileiros já contactaram as autoridades buscando auxílio para retornar ao Brasil.
📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Threads