Search
Close this search box.
FIM DA COVID: Após 17 milhões de mortos no Mundo OMS decreta fim da emergência sanitária da Covid-19 

FIM DA COVID: Após 17 milhões de mortos no Mundo OMS decreta fim da emergência sanitária da Covid-19 

Por Rlagos Notícias

5 de maio de 2023

Compartilhar no WhatsApp
Covid deixou mais de 7 milhões de mortos AFP

A Organização Mundial da Saúde anunciou na sexta-feira que estava encerrando a emergência declarada para o Covid-19 há mais de três anos, um marco no surgimento intermitente de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

“Com grande esperança, declaro o Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Em termos práticos, a decisão muda pouco: muitos países já encerraram seus estados de emergência por Covid e se afastaram de quase todas as restrições de saúde pública implementadas para controlar o vírus. Os Estados Unidos suspenderão sua emergência Covid em 11 de maio. O vírus continuará a ter status de pandemia de acordo com a OMS, assim como o HIV. Mas o levantamento da designação da OMS – oficialmente chamada de “emergência de saúde pública de interesse internacional” – é um momento significativo na evolução do relacionamento humano com o novo coronavírus.

Globalmente, houve 765.222.932 casos confirmados de Covid , incluindo 6.921.614 mortes, relatadas à OMS em 3 de maio. Mas esses números são uma grande subestimação do verdadeiro número da pandemia. Pesquisadores independentes estimaram que a contagem real de mortes do vírus é muitas vezes maior. Um ano atrás, a OMS disse que 15 milhões de pessoas morreram nos primeiros dois anos da pandemia do que em tempos normais , um número que revelou como os países subestimaram as vítimas.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

5 de maio de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!