Search
Close this search box.
Mortes por Covid têm queda de 16% no RJ; três regiões do estado estão com risco alto para a doença

Mortes por Covid têm queda de 16% no RJ; três regiões do estado estão com risco alto para a doença

Por Rlagos Notícias

23 de agosto de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Apesar da alta transmissibilidade da variante delta da Covid-19, o 44º Mapa de Risco da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria Estadual de Saúde, traz boas notícias: caiu o número de mortes em decorrência da doença, assim como o de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Além disso, a maior parte do território fluminense apresenta risco baixo para a doença.

De acordo com o relatório, o estado registrou, entre a penúltima semana de julho e a primeira semana de agosto, uma redução de 16% no número de mortes por Covid e de 6% do número de internações por SRAG.

Além disso, pela sexta semana consecutiva o estado apresenta bandeira amarela (risco baixo). Mas, embora os indicadores estejam caindo em praticamente todo o estado, três regiões ainda apresentam risco alto (bandeira vermelha) para a Covid-19 – Rio e Baixada Fluminense, Região Serrana e Noroeste Fluminense.

Segundo o secretário estadual de saúde, Alexandre Chieppe, houve uma elevação do número de casos na comparação com os dados do 43º Mapa – que comparava os dados da segunda e da última semana julho. Esse cenário, com o aumento do número de casos, fez com que o secretário antecipasse o Plano de Contingência da Covid-19.

O Plano de Contingência é separado em cinco etapas, de acordo com as mudanças no cenário epidemiológico. Desta forma, na semana passada a SES decidiu a abertura de mais 20 leitos no Hospital Estadual Doutor Ricardo Cruz (Rio) e a manutenção dos leitos Covid do Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann (Volta Redonda).

O plano prevê também chamamento público para contratação de leitos de CTI e a conversão de 18 leitos de UTI Covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Rio).

Pelo 44º Mapa, das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II (que abrange cidades de Niterói, São Gonçalo e entorno), Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande. A região do Médio Paraíba está em bandeira laranja (risco moderado).

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

23 de agosto de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!