Urgente: Criança de 11 meses morre da Covid-19 em Campos dos Goytacazes

111

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), recebeu a notificação da morte de uma criança de apenas 11 meses de vida em decorrência de complicações da Covid-19, ocorrida no domingo, 10 de julho, no Hospital Ferreira Machado (HFM). O bebê, do sexo feminino, apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de junho (febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e queda de saturação). 

A criança foi levada ao Hospital Plantadores de Cana (HPC) no dia 27 de junho, onde ficou internada e submetida ao teste de antígeno, que deu negativo. No mesmo dia, ela foi transferida para o HFM. Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HFM, precisou de ventilação mecânica. Foi feita radiografia de tórax, sendo diagnosticado pneumonia. O exame rt-PCR, feito no dia 28 de junho no HFM, foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. O resultado foi positivo para Covid-19. A menina não tinha comorbidade.

O médico infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), explica que foi feito contato com a família para informar quanto ao resultado para a Covid-19.

“Conversamos com o pai da criança e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento”, disse Rodrigo Carneiro, reforçando a necessidade das crianças de 05 a 11 anos serem vacinadas contra a Covid-19, que já vem sendo realizada no município. 

Para aquelas que têm entre 3 e 4 anos, 11 meses, 29 dias, cujo uso da vacina CoronaVac foi autorizado emergencialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (13), o médico explica que: “Estamos aguardando apenas o envio da nota técnica pelo Governo do Estado para iniciar a vacinação das crianças de 3 e 4 anos”, disse Rodrigo Carneiro. Com a autorização, crianças de 5 anos também poderão receber a vacina CoronaVac.