Facebook pretende lançar sua moeda digital ainda este ano

516

O projeto de moeda digital do Facebook, Diem (antes Libra) pode finalmente ser lançado. Após atrasos, oposição de reguladores e mudanças internas, o Facebook planeja lançar um piloto da Diem ainda em 2021.

Entretanto, de acordo com uma matéria da CNBC publicada nesta terça-feira (20), a criptomoeda estável (stablecoin) terá uma série de limitações em comparação com o projeto inicial.

Afinal, a ideia inicial era que a Libra fosse vinculada a uma cesta de moedas soberanas, como dólar e euro.

Contudo, uma fonte familiarizada com o assunto disse à CNBC que a Diem será atrelada apenas ao dólar estadunidense.

Além disso, seu foco será em transações entre clientes individuais, incluindo a compra de bens, mas em pequena escala. A data de lançamento ainda não foi confirmada.

Libra/Diem

Anunciada como Libra em 2019, a stablecoin apoiada pelo Facebook enfrentou extremo escrutínio dos órgãos reguladores contra a ideia de uma “moeda digital global”.

O temor era que a criptomoeda do Facebook (que tem 2,7 bilhões de usuários ativos) pudesse ameaçar a estabilidade monetária e permitir a lavagem de dinheiro. Também havia grande preocupação com os dados dos usuários.

Por conta disso, vários parceiros abandonaram o projeto, como MasterCard, Visa, Uber, PayPal eBay e outros.

Ao mesmo tempo, os bancos centrais de diversos países do mundo passaram a considerar o lançamento de moedas digitais nacionais, as CBDCs.

Assim, para tentar se distanciar das polêmicas, o projeto sofreu uma reformulação e passou a se chamar Diem. A Associação Libra também foi encerrada e a Associação Diem, sediada na Suíça, assumiu a supervisão do projeto.

De acordo com Ran Goldi, CEO do Digital Assets Group — que está construindo a infraestrutura para permitir a aceitação da Diem, o projeto se transformou:

“[Diem] mudou drasticamente no último ano e meio de uma blockchain ingênua para um blockchain muito sofisticada. Como você pode ver, está tentando responder a algumas das perguntas que os reguladores tinham.”

Diem aguarda aval de reguladores suíços

Agora, a Diem está agora em negociações com os reguladores financeiros suíços para garantir uma licença de pagamento.

Conforme destacou Christian Catalini, economista-chefe da Diem, este será um passo crucial para o lançamento da criptomoeda:

“Um grande passo em nosso diálogo com os reguladores foi uma abordagem em fases para o lançamento. Vamos implementar diferentes funcionalidades e casos de uso, aplicativos em diferentes áreas.”