OLHA O GATO | Polícia flagra ligação irregular de água em pousada, na Vila Nova em Cabo Frio

Caso foi registrado na delegacia de Cabo Frio (126º DP)

41

Em uma pousada, localizada no bairro Vila Nova, em Cabo Frio, as polícias Civil e Militar flagraram uma ligação irregular de água. Ação aconteceu após a equipe de Fiscalização da Prolagos, fazer uma vistoria no hidrômetro. O responsável pelo estabelecimento não estava no local. Como a irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155), o caso foi registrado na delegacia de Cabo Frio (126 DP) e o empresário irá responder a um processo penal por furto.

No imóvel foi encontrado uma intervenção irregular na rede de abastecimento, que fazia com que a água não passasse pelo hidrômetro, impedindo o registro correto do consumo de água. Além de ser indiciado, o responsável será submetido ao pagamento de multa e cobrança retroativa, que poderá chegar a RS50 mil.

“Nossas equipes fazem constantemente a fiscalização em todas as cidades da nossa área de concessão, aliada ao trabalho de inteligência, que compara o comportamento de consumo dos clientes. Essa é uma importante iniciativa, pois os chamados ‘gatos’, podem prejudicar toda a rede de abastecimento, despressurizando o sistema e contaminando a água fornecida”, explica o coordenador Comercial da Prolagos, Rodrigo Pereira.

Para evitar que ocorram fraudes no sistema público de abastecimento de água, a população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio do WhatsApp ou telefone 0800 70 20 195, ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS. Antes de ser identificado, o responsável também pode efetuar uma auto denúncia, negociando formas de regularização e evitando o pagamento de multas e processo penal.