Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Vice-presidente da Câmara de Nilópolis é preso em operação contra a maior milícia do estado

Vice-presidente da Câmara de Nilópolis é preso em operação contra a maior milícia do estado

Por Rlagos Notícias

10 de março de 2022

Compartilhar no WhatsApp

Rio – Vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do Paiol (PSD), foi preso na manhã desta quinta-feira durante a Operação Hoste, da Polícia Federal e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), contra a maior milícia do estado. Além do político, os agentes prenderam outras oito pessoas, entre elas dois PMs. Segundo as investigações, Maurinho é o líder desse grupo paramilitar.

Cerca de 150 policiais federais cumprem 19 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita. Os agentes também estão cumprindo 29 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos acusados e na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, onde Diego Nunes Rayol está preso.

A ação também conta com o apoio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Durante as buscas, os agentes encontraram o que seria uma central de controle do “gatonet”, em um dos endereços em Nilópolis, na Baixada.

Além de atuar em Nilópolis, o grupo criminoso opera em São João de Meriti e no bairro de Anchieta, na Zona Norte do Rio. A organização conta com a participação de quatro policiais militares, também alvos de mandados de prisão e de ordens de afastamento do cargo, por decisão da Vara de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).

As investigações apontam que o grupo, liderado por Maurinho do Paiol, pratica diversos crimes contra a paz pública e outros.

INDICADAS PARA VOCÊ

De acordo com a PF, o objetivo da organização é o lucro criminoso através da usurpação de sinal de TV e internet (“gatonet”), venda ilegal de botijões de gás, exploração do serviço de mototáxi e outros. Todos estes serviços são prestados de forma irregular e através de ameaças a populares e comerciantes e pagamentos de propinas a agentes públicos.

Segundo as investigações, parte do grupo também atua no tráfico de armas e de drogas, inclusive, apresentando vínculos com outros bandos milicianos atuantes na Zona Oeste da Rio.O MPRJ informou que o grupo mantém relação próxima com a organização criminosa que já foi liderada pelo miliciano Wellington da Silva Braga, o “Ecko”, morto em 2021, e atualmente liderada pelo seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga, o “Zinho”, utilizando-se de armas de fogo para disseminar o temor e exercer o domínio sobre a população das localidades dominadas.

“Além disso, ao expandir seus domínios para a comunidade Az de Ouro, em Anchieta, passou a atuar também no tráfico de drogas, fazendo parte da cúpula da referida comunidade, ligada à facção criminosa TCP”, disse o MPRJ em nota.

Aliança com traficantes

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) afirma que, além de atuar em Nilópolis, o grupo criminoso de Maurinho do Paiol opera em São João de Meriti e no bairro de Anchieta, na capital.

Esse grupo paramilitar, segundo a força-tarefa, possui como principais atividades a exploração de serviços de gatonet, a venda de botijões de gás, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre pontos de mototáxi, com a cobrança de taxas.

“A organização é estruturalmente ordenada e possui dimensões consideráveis, atuando de forma setorizada, mediante a prática de crimes como homicídios e extorsões”, detalhou o Gaeco.

“Ao expandir seus domínios para a comunidade Az de Ouro, em Anchieta, passou a atuar também no tráfico de drogas, fazendo parte da cúpula da comunidade, ligada à facção criminosa TCP”, emendou.

O nome Hoste é uma referência “à maneira hostil e agressiva através da qual essa organização de pessoas impunha sua dominação naquela região”.

Agentes da PF arrombam porta na Operação Hoste — Foto: Reprodução/TV Globo
Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

10 de março de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!