A engenheira e funcionária de carreira, Magda Chambriard, está prestes a assumir a presidência da Petrobras, conforme anunciado nesta terça-feira (14), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir destituir Jean Paul Prates do comando da estatal.
Magda, de 66 anos, foi escolhida por Lula para liderar a estatal, e agora sua indicação passará pela análise do Conselho de Administração da Petrobras.
Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Magda Chambriard possui mestrado em engenharia química, além de especializações em engenharia de reservatórios, avaliação de formações e produção de petróleo e gás.
Com uma trajetória sólida na indústria, Magda ingressou na Petrobras em 1980, desempenhando funções na área de produção por mais de duas décadas. Posteriormente, em 2002, assumiu a assessoria da diretoria de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Em 2008, participou como assessora da comissão interministerial liderada pelo presidente Lula para estudar as regulamentações relacionadas à exploração e produção de reservas de petróleo e gás na região do pré-sal. Em 2012, assumiu o cargo de diretora-geral da ANP, onde permaneceu até 2016, liderando estudos técnicos que resultaram na primeira licitação do pré-sal.
Atualmente, desde 2021, Magda atua na Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), além de ser sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia. Em publicações recentes em suas redes sociais, ela abordou a importância da presença feminina no governo.