Search
Close this search box.
Região dos Lagos irá receber investimentos em série de obras de saneamento até o fim de 2025 

Saneamento

Região dos Lagos irá receber investimentos em série de obras de saneamento até o fim de 2025 

Investimentos aprovados pela Agenersa, nesta terça-feira (11), incluem principalmente ampliação e modernização de Estações de Tratamento de Esgoto da Prolagos

Por Rlagos Notícias

18 de junho de 2024

Compartilhar no WhatsApp
Foto: Reprodução

ECONOMIA – A Prolagos irá iniciar no segundo semestre deste ano uma série de obras de saneamento com o objetivo de promover melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgoto. Até o fim de 2025, será realizada a modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que atendem à região. Assim, todas as unidades de tratamento da concessionária irão operar em nível terciário. 

Um dos principais investimentos aprovados é a ampliação da ETE localizada na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, que terá a capacidade média de tratamento aumentada em cerca de 50%. A primeira etapa da obra já está em andamento e, com a aprovação dos investimentos pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), a segunda etapa, que conta com a implantação de novos decantadores e tanques biológicos, vai começar imediatamente após a conclusão da primeira fase. A outra unidade do município, que opera no bairro Jardim Esperança, também será ampliada e modernizada, com aumento de 100% da capacidade média de tratamento. 

Em Arraial do Cabo, as Estações de Tratamento de Esgoto da Rua Rebeche, na Praia Grande, e de Monte Alto serão desativadas. Com isso uma nova unidade será implantada em uma área distante dos centros urbanos. A nova ETE de Arraial do Cabo irá tratar em média 180 litros de esgoto por segundo, capacidade 125% maior do que a média da estação da Praia Grande, e absorverá a demanda da ETE Monte Alto. Além disso, o município cabista também receberá melhorias no sistema de coleta de esgoto. 

Em complemento aos investimentos feitos nas unidades de tratamento, serão implantados novos trechos do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama, finalizando os 26 km iniciados em 2022, com obras no Recanto das Dunas, Vila do Sol, Porto do Carro e Perynas, em Cabo Frio, Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro, Mossoró, Recanto do Sol, Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia. 

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

18 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!