Search
Close this search box.
Mancha de óleo é avistada no Estado do Rio pela primeira vez

Mancha de óleo é avistada no Estado do Rio pela primeira vez

Por Rlagos Notícias

23 de novembro de 2019

Compartilhar no WhatsApp

RIO – Pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, em São João da Barra, no estado do Rio, nesta sexta-feira. Este é o primeiro registro do material no litoral fluminense. A informação foi divulgada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Segundo os órgãos, o material corresponde a cerca de 300 gramas e foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo.

Um grupamento de militares da MB já se encontra no local efetuando monitoramento e limpeza. Servidores do IBAMA se juntarão a essa equipe neste sábado.

Fragmentos de óleo já tinham sido encontrados na praia de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo, no último sábado.

‘Nos preparamos para o pior’

Em entrevista coletiva no Rio, o presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar, neste sábado, o derramamento de óleo na costa brasileira. Ao ser questionado sobre o fato de o produto ter aparecido em São João da Barra, ele disse que se preparou para o pior.

– Nós gostaríamos muito que fosse identificado quem realmente cometeu, no meu entender, esse ato criminoso. Agora, não sabemos o quanto de óleo ainda tem no mar. Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda a sua carga, menos de 10% chegou em nossa costa ainda, então nós preparamos para o pior. Pedimos a Deus que isso não aconteça – afirmou ele, que participou das cerimônias de celebração do 74° aniversário de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista e do Jubileu de Ouro e de Prata da Brigada de Infantaria Paraquedista, na Vila Militar

As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer na Paraíba . A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.

A praia de Grussaí, em Barra de São João Foto: André Teixeira/Agência O Globo

O Rio é o 11º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já haviam sido afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo.

Um levantamento divulgado pelo Ibama, na quinta-feira, informou que 724 localidades forma contaminadas. Entre os municípios do litoral nordestino, 72% dos municípios tiveram praias afetadas desde o início do desastre ambiental.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

23 de novembro de 2019

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!