Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Justiça afasta três vereadores de Itatiaia após denúncia de esquema de funcionários fantasmas

Justiça afasta três vereadores de Itatiaia após denúncia de esquema de funcionários fantasmas

Por Rlagos Noticias

22 de novembro de 2023

Compartilhar no WhatsApp
Câmara de Itatiaia Redes sociais

Na ultima sexta – feira (17), a Justiça determinou o afastamento de três vereadores de Itatiaia, no Sul Fluminense, após denúncias do Grupo de Apoio ao Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio. O Gaeco reuniu sete acusações contra 28 pessoas, incluindo seis vereadores e ex-vereadores, além de 22 servidores comissionados da Câmara Municipal de Itatiaia. As acusações incluem crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.

De acordo com as denúncias, o Ministério Público aponta um esquema liderado pelos vereadores com o objetivo de nomear funcionários fantasmas lotados na casa legislativa de Itatiaia e desviar a verba destinada ao pagamento dos vencimentos. Para ressarcir os cofres públicos, o Juízo da Vara Única de Itatiaia determinou o arresto de bens dos denunciados no valor de até R$ 336 mil.

As investigações do Gaeco confirmaram não apenas o vínculo empregatício paralelo dos 22 servidores fantasmas, mas também o cumprimento de cargas horárias incompatíveis com qualquer outra atividade de trabalho, o que gerou prejuízo aos cofres públicos. Em 14 de novembro de 2019, o Ministério Público apreendeu, na Câmara Municipal, folhas de ponto com diversas irregularidades, como folhas em branco ou preenchidas integralmente, mesmo com apenas quatorze dias decorridos do mês de novembro.

A ação da Justiça de afastar os vereadores e determinar o arresto de bens dos denunciados demonstra a seriedade das acusações e o compromisso em combater a corrupção e a má utilização dos recursos públicos. O caso de Itatiaia chama atenção para a necessidade de fiscalização e transparência nas ações dos órgãos públicos, visando garantir a integridade e o bom uso do dinheiro do contribuinte.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Noticias

22 de novembro de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!