Search
Close this search box.
‘Não haverá teto de gastos no nosso governo’, diz Lula em Juiz de Fora (MG)

‘Não haverá teto de gastos no nosso governo’, diz Lula em Juiz de Fora (MG)

Por Rlagos Notícias

12 de maio de 2022

Compartilhar no WhatsApp

Lula, pré-candidato do PT nas eleições presidenciais de outubro, afirmou nesta quarta-feira (11) que, em seu governo, “não haverá teto de gastos”. A fala ocorreu em Juiz de Fora em uma palestra para reitores de universidades.

“Como nós vamos recriar essa melhora de vida para as pessoas que todos nós prometemos? Eu posso contar para vocês uma coisa: não haverá teto de gastos no nosso governo”, disse o petista.

Leia também:

Segundo ele, derrubar o teto não tem a ver com “gastar para endividar o futuro da nação”, mas para investir em produção de “ativos rentáveis, e a educação é um ativo rentável”.

O teto de gastos foi criado no governo de Michel Temer (MDB), após o impeachment de Dilma Rousseff. Por meio da regra, o país não pode aumentar gastos e investimentos públicos da União pelo período de 20 anos – válido a partir de 2017.

Com o teto de gastos, o valor do orçamento só pode variar de um ano para o outro corrigido pela inflação do período. A medida faz com que as despesas do governo não tenham crescimento real.

“Quem vai derrubar o gasto com relação ao PIB é o crescimento econômico, não é o corte orçamentário. Faça a economia crescer que você vai derrubar a diferença”, afirmou Lula.

Em sua fala, o ex-presidente citou números de 2003, quando ele assumiu a Presidência no primeiro mandato e que tudo era visto como “gasto”. E brincou, ao dizer que “queria que o Corinthians comprasse o Messi quando ele estava bom de bola. E o cara dizia: ‘não tenho dinheiro'”

“Pois bem, tudo falta dinheiro. Então é preciso que você utilize a criatividade, é preciso que você utilize as razões que te obrigue a gastar ou não o dinheiro, a fazer ou não o investimento”, disse o petista. Para Lula, a palavra “gasto” não deve ser empregada para educação pelo retorno potencial do valor investido.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

12 de maio de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!