Search
Close this search box.
Thiago Pampolha inaugura, ao lado do prefeito de Maricá Fabiano Horta, a primeira Agência de Coleta Seletiva

Thiago Pampolha inaugura, ao lado do prefeito de Maricá Fabiano Horta, a primeira Agência de Coleta Seletiva

Por Rlagos Notícias

12 de março de 2022

Compartilhar no WhatsApp

Maricá ganhou sua primeira Agência de Coleta Seletiva, o projeto é da Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura de Maricá tem como objetivo destinar e tratar adequadamente os resíduos sólidos no território fluminense e gerar renda. Aproveito para agradecer a parceria do prefeito Fábio Horta, diz o secretário de Meio Ambiente Thiago Pampollha.

A iniciativa vai otimizar a gestão de resíduos sólidos ao mesmo tempo em que irá fomentar a reciclagem no estado, o que é essencial para uma política de logística reversa eficiente.

Neste espaço o cidadão poderá levar materiais recicláveis e trocá-los por saldo no cartão Moeda Social, da Prefeitura de Maricá.

Assim, a ferramenta contabiliza o lixo recebido e o converte em créditos que poderão ser utilizados para pagar boletos bancários, contas de água e de luz, telefonia, TV a cabo, recarga de celulares, entre outros serviços. Como uma espécie de casa de câmbio da reciclagem, pois promove a troca de resíduos por dinheiro, finalizou o secretário.

“O lançamento dessa agência é um elemento de ampliação da política de sustentabilidade de Maricá, em diálogo com a Moeda Mumbuca, catalisadora do êxito das políticas sociais locais. Esse é um elemento prático e transformador, alterando o modo que a população interage e enxerga o meio ambiente. Ações como essa, unidas ao empenho individual, são essenciais para assegurar a sustentabilidade do planeta e o futuro das próximas gerações”, afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Tecnologia de ponta

O material entregue é rastreado por meio da utilização da tecnologia blockchain – uma base de dados com registro permanente – ao longo de toda a cadeia, desde o beneficiamento até a transformação em uma nova embalagem. A agência também oferece remuneração bônus de 0,35 reais aos coletores cadastrados por quilo de plástico vendido, uma parceria com a empresa social canadense Plastic Bank, que reutiliza o material para produção de garrafas pet. A previsão é que, em breve, o distrito de Itaipuaçu também ganhe uma Agência de Coleta Seletiva.

“Na agência de Cordeirinho, transformaremos resíduos prejudiciais em renda, o que beneficia demais o meio ambiente e fomenta a preservação ambiental. A expectativa é que, em breve, possamos implantar a coleta seletiva no município, processo que é fortalecido por essa parceria”, acrescentou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e a Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (ARERJ).

Coletores comparecem ao espaço de referência

Um dos coletores que participou do primeiro dia de atividades na agência foi o Wallace Lima, que também é maquiador. Morador de Cordeirinho e envolvido em projetos ambientais, ele reforça a importância de ter um espaço como esse no município.

“Os moradores da região frequentemente despejam lixo no terreno da Horta Comunitária de Cordeirinho e, por isso, realizo a limpeza frequente daquele local. Com esse espaço, posso trazer todo o material reciclável que coleto. Isso é excelente! É um meio de limpar um local de uso coletivo da população e também trazer recursos financeiros aos moradores”.

O secretário do Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, disse que a iniciativa vai ampliar as políticas ambientais em um município em franco desenvolvimento como Maricá.

“O Governo do Estado trouxe uma ação importante para Maricá, o que é motivo de comemoração, fortalecendo as políticas sociais já adotadas pelo município. Isso simboliza a preservação ambiental e traz renda, dignidade e cidadania à população da cidade”, destacou.

Cadastro:
Os coletores interessados ou população em geral, sendo moradores de Maricá ou não, podem se cadastrar pelo aplicativo E-dinheiro, disponível para sistema operacional Android e IOS, nas lojas virtuais de app.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

12 de março de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!