Search
Close this search box.
Peru encerra contagem oficial de votos de eleição presidencial, com Castillo na liderança

Peru encerra contagem oficial de votos de eleição presidencial, com Castillo na liderança

Por Rafael Abud

16 de junho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

O Peru concluiu nesta terça-feira (15) a contagem oficial dos votos de sua eleição presidencial, realizada em 6 de junho.

Segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Pedro Castillo obteve 50,125% dos votos válidos, contra 49,875% de Keiko Fujimori. Ele teve 8.835.579, enquanto ela conseguiu 8.791.521, uma diferença de apenas 44.058 votos (0,25%).

Ainda assim, Castillo não foi declarado vencedor porque continuam pendentes pedidos para anulação nos Júris Especiais Eleitorais do Júri Nacional de Eleições (JNE).

O JNE ainda não decidiu sobre os pedidos de contestação de milhares de votos e centenas de atas das assembleias de voto. Os dois partidos entraram com os pedidos, sendo a maioria de autoria do Fuerza Popular, de Fujimori, em sua última esperança para reverter os resultados.

Há dias, porém, o candidato do partido Peru Livre já se considera vencedor, tendo inclusive recebido cumprimentos de políticos e líderes de outros países.

“Ganhamos, professor Pedro Castillo (é) presidente”, tuitou seu partido, Peru Livre, já na noite de sexta-feira (11).

O JNE, que analisa o contagem do órgão eleitoral (ONPE) e proclama o vencedor, está sob pressão de apoiadores de ambos os candidatos, que se manifestam diariamente em frente à sua sede, no centro de Lima.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

16 de junho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!