Cláudio Castro sanciona lei que garante acessibilidade a pessoas com deficiência nas autoescolas

46

Rio – Com objetivo de garantir a acessibilidade e inclusão, o governador do Rio, Cláudio Castro, sancionou a Lei9.675/22, para que as autoescolas credenciados pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) ofereçam atendimento acessível para as pessoas com deficiência.

Publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (09), o texto atualiza a legislação que dispõe sobre o tema e prevê a adaptação de veículos das autoescolas.

“Trabalhar para garantir mais acessibilidade e inclusão a todas as pessoas com deficiência é uma obrigação do poder público.

Além disso, a luta pela acessibilidade é a luta da minha vida e vamos adotar as políticas que forem necessárias para assegurar esse direito a todos”, declarou Castro.

O governo do estado vem realizando diversas ações que permitam assegurar a inclusão. Uma delas é o DIA D, realizado em setembro do ano passado pelo órgão para destinar um dia inteiro ao atendimento prioritário do público PCD.

Além disso, o órgão conta, desde o ano passado, com uma unidade totalmente adaptada para pessoas com deficiência: o “Posto Detran Acessível – PCD”, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio. O espaço oferece serviços de veículos, habilitação e identificação civil.