Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Deputados propõem fim da cobrança por sacolas plásticas em comércios do Estado do Rio

Deputados propõem fim da cobrança por sacolas plásticas em comércios do Estado do Rio

Por Rlagos Notícias

15 de setembro de 2023

Compartilhar no WhatsApp
Deputado Estadual Filipe Poubel (PL).

RIO – O tema das sacolas plásticas volta a ser motivo de controvérsia na Assembleia Legislativa, desta vez com a apresentação de projetos de lei que buscam anular a cobrança por esses itens em supermercados e estabelecimentos comerciais. Os deputados Márcio Canella (União) e Filippe Poubel (PL) estão à frente dessa iniciativa que pretende derrubar a lei instaurada em 2019 por Carlos Minc (PSB), que instituiu a venda das sacolas com o intuito de diminuir o impacto ambiental do plástico.

🔔 O Rlagos Rio agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e para receber as notícias do Grande Rio direto no seu celular!

Filippe Poubel em Destaque

O deputado estadual Filippe Poubel (PL), conhecido por suas iniciativas voltadas para questões ambientais e sociais, ganha destaque nesse embate legislativo. “Nossa intenção não é retroceder nas políticas ambientais, mas sim avaliar o real impacto dessa cobrança nas famílias e pequenos negócios”, ressalta Poubel. O parlamentar defende que, apesar das boas intenções, a lei atual pode ter efeitos colaterais indesejados, como o aumento do custo de vida para famílias de baixa renda.

A Controvérsia

O projeto original, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), tinha como objetivo incentivar o consumo consciente e a redução da utilização de plástico, um material que demora centenas de anos para se decompor na natureza. Minc tem buscado formas de atrasar a votação dos novos projetos, afirmando que revogar a lei seria um retrocesso na luta ambiental. Entretanto, a decisão já parece encaminhada para ser tomada em plenário, onde os parlamentares irão votar os méritos dos novos projetos.

O Futuro da Questão

Embora a votação ainda não tenha ocorrido, o tema já está atraindo a atenção não apenas dos legisladores, mas também do público e dos comerciantes. É um tópico que envolve não apenas questões ambientais, mas também sociais e econômicas. Filippe Poubel destaca que “é preciso encontrar um meio-termo que atenda às necessidades da população sem comprometer os esforços ambientais.”

A expectativa agora é pela votação em plenário, que determinará se os consumidores continuarão ou não sendo cobrados pelas sacolas plásticas. A decisão, além de ter implicações práticas no dia a dia da população, será também um termômetro da direção que os legisladores querem dar às políticas ambientais no estado.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter
e Threads

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

15 de setembro de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!