Search
Close this search box.
Covid-19: Rio confirma primeiro caso da variante EG.5 na cidade

Covid-19: Rio confirma primeiro caso da variante EG.5 na cidade

Por Rlagos Notícias

30 de agosto de 2023

Compartilhar no WhatsApp
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população garanta a vacina bivalente Edu kapps/SMS-Rio

RIO DE JANEIRO – Na última quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5, também apelidada de “Éris”, na cidade. A confirmação do diagnóstico foi realizada pelo laboratório de sequenciamento genético da Fiocruz.

🔔 O Rlagos Rio agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e para receber as notícias do Grande Rio direto no seu celular!

Conforme informações da SMS, o paciente infectado é um homem de 46 anos, residente da região de Cosmos, na Zona Oeste da cidade. Apesar de apresentar apenas sintomas leves, ele aderiu ao isolamento domiciliar e atualmente está assintomático. Notavelmente, ele não possui histórico de viagem recente, o que sugere transmissão comunitária da referida subvariante na cidade.

Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, ao comunicar-se com o veículo Rlagos Notícias, afirmou que a subvariante EG.5 possui comportamento similar às demais variantes da Ômicron e é suscetível à vacina bivalente, a qual fornece proteção contra casos graves. O secretário destacou o impressionante alcance da campanha de vacinação na cidade, que já imunizou 98% da população carioca. Contudo, apenas metade dos vacinados receberam a vacina bivalente, reforçando a necessidade de mais cariocas buscarem essa proteção.

Soranz fez um apelo à população: “Independente do esquema vacinal anterior, é crucial que as pessoas recebam ao menos uma dose da bivalente”. Ele ainda destacou a disponibilidade de testes para detecção da COVID-19 nas unidades de saúde do município, incentivando aqueles que apresentarem sintomas a buscarem um diagnóstico.

Dados recentemente divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram a contínua circulação do vírus, com 1.875 novos casos de covid-19 e quatro óbitos reportados em uma semana. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o estado do Rio registra um acumulado de 2.827.604 casos confirmados e 77.376 mortes.

A campanha de vacinação no Rio alcançou um marco louvável, com 98% da população recebendo ao menos as doses iniciais. Entretanto, é salutar lembrar que a imunidade não é permanente, o que realça a urgência da dose de reforço. As vacinas continuam disponíveis em diversas unidades espalhadas pela cidade, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, que atende diariamente das 8h às 22h.

A subvariante EG.5 ganhou destaque nacional quando, no dia 17, o Ministério da Saúde reportou o primeiro caso no Brasil, em uma paciente de 71 anos em São Paulo. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5, detectada inicialmente em fevereiro de 2023, não mostrou, até o presente momento, ser mais severa ou perigosa do que suas predecessoras.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter
e Threads

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

30 de agosto de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!