Search
Close this search box.
Gabriel Monteiro é notificado sobre processo no Conselho de Ética da Câmara

Gabriel Monteiro é notificado sobre processo no Conselho de Ética da Câmara

Por Rlagos Notícias

25 de abril de 2022

Compartilhar no WhatsApp
Gabriel Monteiro foi até a 42ª DP para prestar esclarecimentos durante operação da Polícia Civil Foto: Foto: Gabriel de Paiva

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio notificou, nesta segunda-feira (25), o vereador e ex-policial militar Gabriel Monteiro (PL) sobre o processo aberto contra ele na Casa (veja abaixo o documento assinado). A representação no conselho pode levar à cassação do mandato do parlamentar.

Gabriel foi citado presencialmente na própria Câmara pela Procuradoria da Casa. Na semana passada, o parlamentar não foi encontrado para receber o aviso da representação.

Se não conseguisse notificar o político até esta segunda-feira, o Conselho de Ética informou que iria, nesta terça-feira (26), publicar a citação no Diário Oficial da Câmara.

Notificação com assinatura do vereador Gabriel Monteiro  — Foto: Reprodução
Notificação com assinatura do vereador Gabriel Monteiro — Foto: Reprodução

Mais denúncias

Ainda na semana passada, o Conselho de Ética decidiu incluir mais duas denúncias no processo que está correndo contra o vereador. O parlamentar é acusado de estupro, assédio sexual e de forjar vídeos para a internet.

A reunião simbólica do conselho na tarde de terça-feira (19) marcou o início da contagem do prazo de cinco dias para que Gabriel Monteiro fosse citado.

Agora que foi notificado, o vereador terá 10 dias úteis para montar a própria defesa. Em seguida, o Conselho de Ética terá 45 dias para ouvir testemunhas e coletar provas.

O próximo passo é abrir um prazo de até cinco dias úteis para o relator concluir se Gabriel Monteiro deverá ser punido ou não.

Se decidir pela punição – que pode ser até mesmo a cassação do mandato – Monteiro terá mais cinco dias para se defender, antes da votação do Conselho de Ética.

Quais são as novas acusações

Monteiro terá que responder por duas novas acusações:

  1. Apresentada pelo Ministério Público, diz respeito ao vídeo onde há uma relação sexual entre o vereador e uma adolescente de 15 anos;
  2. Um segundo vídeo no qual o vereador aparece beijando e acariciando uma menina de 10 anos de idade.

Em um trecho da denúncia, a Promotoria afirma que, entre maio e junho de 2021, uma adolescente de 15 anos de idade conheceu Monteiro na academia e, em seguida, a vítima enviou mensagens para o vereador através de uma rede social.

Outro trecho da denúncia informa que, após uma semana trocando mensagens com o vereador, o denunciado convidou a adolescente para ir à sua residência e ela aceitou o convite.

Também no documento, o Ministério Público afirma que, depois cinco meses do primeiro encontro, Gabriel Monteiro, usando o próprio celular, “filmou a vítima adolescente enquanto mantinha relações sexuais com ela”.

Sobre o vídeo com a adolescente, a defesa do vereador diz que a relação sexual foi consensual e que a menor mentiu para Monteiro sobre a idade.

Depoimento

Na tarde desta segunda-feira (18), um assessor do vereador, Vinícius Hayden, conhecido como Vinícius Ziza, prestou depoimento 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). Ele também entregou o celular na delegacia.

Durante o depoimento, ele disse que fazia parte de um grupo de funcionários do vereador que investigava políticos, como secretários e deputados.

Vinícius – que ainda é lotado no gabinete do vereador – afirmou que a rotina de Gabriel Monteiro girava em torno da produção de vídeos.

Monteiro nega que só trabalhava para fazer vídeos.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

25 de abril de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!