Search
Close this search box.
Operação Segurança Presente – Três Rios

Operação Segurança Presente – Três Rios

Por Rlagos Notícias

15 de abril de 2022

Compartilhar no WhatsApp

TRÊS RIOS – A Operação Segurança Presente é um Programa da Secretaria de Governo modelo de Policiamento de Proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.

A principal missão do Segurança Presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto e personalizado à população, sendo suas principais metas: reduzir índices de criminalidade; promover o reordenamento urbano, através do envolvimento com a comunidade; prestar atendimento social, apoiando e promovendo ações e garantir o direito de ir e vir da população.

Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos.

A base implantada no município de Três Rios no último dia 30, atua com cerca de 20 policiais militares por dia, com serviço a pé e motorizato, sendo composto de duas viaturas tipo gol e seis motocicletas e alem de uma Van, atuando no horário entre 8 e 20 horas, todos os dias da semana, com vistas ao centro comercial, prevenindo crimes de furtos, roubos, posse e uso de entorpecentes, dentre outros. Desde a sua implementação, a base de Três Rios já cumpriu 5 mandados de prisão, (inclusive sendo um deles foragido da justiça do estado da Paraíba, por estupro de vulnerável), além de ter realizado várias apreensões de entorpecentes e, até o momento, quase 400 abordagens de proximidade.

Priorizando esta abordagem de proximidade, o projeto busca uma aproximação dos agentes da Operação com a população, explicando seu funcionamento, horário e área de atuação, se colocando à disposição, visando a construção de confiança e legitimidade por parte dos trirrienses.

O contato direto com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes do Segurança Presente. Com uma abordagem cidadã, os policiais militares e agentes civis conquistam a confiança da sociedade. E, com respeito ao cidadão trirriense, os agentes explicam os motivos da abordagem e contam com a colaboração do abordado.

O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais. Os agentes passam por capacitações iniciais e continuadas, por meio da Assessoria de Capacitação da Secretaria de Governo.

Além do trabalho de segurança, o foco do Segurança Presente também está no atendimento social, auxiliando pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, prestando assistência a pessoas perdidas, sem documentos, etc. A Operação promove ainda, ações de conscientização com temas relacionados à saúde, realizando ações e campanhas de auxílio à população.

MAJOR PM RODRIGO – COORDENADOR DO PROGRAMA OPERAÇÃO SEGURANÇA PRESENTE TRÊS RIOS

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

15 de abril de 2022

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!