Search
Close this search box.
Unidos de Padre Miguel é a campeã da Série Ouro e desfilará no Grupo Especial em 2025

carnaval 2024

Unidos de Padre Miguel é a campeã da Série Ouro e desfilará no Grupo Especial em 2025

UPM, como a Vermelha e Branca é conhecida, tinha ficado em 2º lugar no ano passado. Enredo sobre Padre Cícero e a fé do povo nordestino foi premiado com o acesso à elite do samba.

Por Rlagos Noticias

14 de fevereiro de 2024

Compartilhar no WhatsApp
Baianas da UPM — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Como canta o samba, “os anjos disseram amém” nesta quarta-feira (14) e abençoaram a Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro de 2024, e vai desfilar pela primeira no Grupo Especial em 2024.

UPM, como a Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecida, homenageou Padre Cícero e a fé do povo nordestino.

A Padre Miguel chegou a sair na 1ª divisão do carnaval em 1972, no então chamado Grupo 1, e ficou em último. Em 1990, a elite foi rebatizada para Grupo Especial.

UPM celebra título da Série Ouro — Foto: Rafael Nascimento/g1
UPM celebra título da Série Ouro — Foto: Rafael Nascimento

Por tradição, a escola que sobe do acesso abre os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval. A UPM tinha batido na trave no ano passado, quando ficou com o vice. Mas somente a campeã, na ocasião a Porto da Pedra, ascende de grupo — este ano, a Vermelha e Branca de São Gonçalo terminou em último e foi rebaixada de volta.

Boi Vermelho, símbolo da Unidos de Padre Miguel, no desfile — Foto: João Gabriel/Riotur
Boi Vermelho, símbolo da Unidos de Padre Miguel, no desfile — Foto: João Gabriel/Riotur

Desta vez, a UPM liderou a apuração de ponta a ponta e só tirou 1 nota diferente de 10: 9,9 em Enredo, descartada pelo regulamento. Com isso, o Boi Vermelho obteve 270 pontos, ou 100% de aproveitamento.

Quem bateu na trave este ano foi o Império Serrano, 2 décimos atrás da UPM. Estácio de Sá ficou em 3º.

Império da Tijuca e Sereno de Campo Grande ficaram nas últimas posições e foram rebaixadas para a Série Prata, na Intendente Magalhães.

O desfile

A Unidos de Padre Miguel foi a 5ª escola do 2º dia da Série Ouro, no sábado (10). No enredo “O redentor do sertão”, os carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira se fiaram na figura de Padre Cícero para mergulhar no imaginário místico popular do povo nordestino.

A comissão de frente representou o nascimento do menino Cícero, que para muitos era Deus voltando à Terra. No tripé, surgia uma mãe com uma criança nossa braços.

O Boi Vermelho da Zona Oeste desfilou com três alegorias e dois tripés, sendo um da comissão de frente. No abre-alas, a escultura de Padre Cícero chamou atenção pelo tamanho, traços e movimento.

As baianas vieram de Capela de Nossa Senhora das Dores.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Noticias

14 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!