Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Morte de vereador em São Gonçalo pode ter ligação com Narco-Milícia após população solicitar mais segurança contra preços abusivos de internet implantada na área

Morte de vereador em São Gonçalo pode ter ligação com Narco-Milícia após população solicitar mais segurança contra preços abusivos de internet implantada na área

Por Rlagos Noticias

9 de novembro de 2023

Compartilhar no WhatsApp
O vereador de São Gonçalo Cici Maldonado (PL) — Foto: Câmara de São Gonçalo

SÃO GONÇALO – A investigação em torno da morte do vereador Aldecyr Maldonado, conhecido como Cici Maldonado, de São Gonçalo, ganha um novo contorno. Informações levantadas pelo portal Rlagos Notícias indicam que uma narco-milícia, liderada por um ex-policial do Rio, pode estar envolvida no homicídio. O bairro onde Maldonado residia vinha enfrentando a crescente influência desta organização criminosa, que, nos últimos meses, instalou um serviço próprio de internet, substituindo forçosamente as redes existentes e cobrando valores abusivos dos moradores.

🔔 O Rlagos Rio agora está no Canal do WhatsApp: Clique aqui para seguir o novo canal do Rlagos Notícias no WhatsApp

Segundo as apurações, este grupo cobrava cerca de 200 reais pela instalação e 250 reais de mensalidade pela internet. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) já possui informações sobre a identidade e o paradeiro potencial do ex-policial acusado de liderar a narco-milícia e de possivelmente ordenar a morte do vereador.

Maldonado, que já vinha recebendo ameaças mas mantinha o fato em sigilo para não alarmar a família, começou a agir contra as atividades abusivas do grupo após denúncias de moradores insatisfeitos. Estes pediram ao vereador reforço na segurança do bairro e ação contra a dominação da narco-milícia.

Inicialmente caracterizada como um assalto, a morte do vereador pode ser reclassificada como uma execução planejada, alterando significativamente o curso das investigações. A DHNSG está intensificando esforços para localizar o ex-policial suspeito e esclarecer o envolvimento da narco-milícia no crime.

Os acontecimentos em torno do trágico fim de Cici Maldonado acendem um alerta sobre o avanço de grupos criminosos em áreas urbanas e a necessidade de medidas eficazes de segurança e justiça para combatê-los.

O vereador era presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação, além de membro da Comissão de Defesa Civil. Aldecyr deixa esposa, com quem era casado há 36 anos, e três filhas.

Tentativa de assalto

Na noite desta terça-feira (7), Aldecyr  chegava em casa, no Porto da Madama, quando foi vítima de uma tentativa de assalto e acabou sendo baleado por criminosos. O ataque aconteceu por volta das 23h e a vítima estava com dois assessores, que não se feriram.

Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas para a Rua Antenor Martins, onde foram informadas que uma vítima baleada foi levada para o Pronto Socorro Central de São Gonçalo. A prefeitura da cidade informou que o vereador deu entrada na unidade de saúde no fim da noite de ontem e chegou a ser levado para a sala vermelha, mas acabou morrendo.

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) investiga o caso. A perícia foi realizada no local e testemunhas ouvidas. “Investigações estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime”, completou a nota.

Parentes no IML

Na manhã desta quarta-feira (8), familiares da vítima estiveram no Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó para liberar o corpo. Segundo o genro, Cici não se queixava de receber ameaças e era muito querido por amigos e parentes. “A ficha ainda não caiu, porque ele é muito querido, ele é muito amigo. Ele acolhia todo mundo, todo mundo para ele era filho, todo mundo era amigo, todo mundo era da família e ele tratava as pessoas assim. Então, é difícil acreditar no que aconteceu, para mim a ficha não caiu. Ele estava tranquilo, inclusive, recentemente viajou com minha esposa, recentemente saímos juntos”, disse Joel Gama.

Luto na cidade

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, e o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, vereador Alécio Breda Dias (MDB), decretaram luto oficial de três dias. “A prefeitura lamenta profundamente a morte do vereador, que deixa um legado de trabalho pela população gonçalense, e presta toda a solidariedade à família e amigos”. 

“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de São Gonçalo vem em nome de todos vereadores, servidores e assessores da Casa se solidarizar com familiares, amigos e eleitores pelo falecimento do vereador Cici Maldonado (…) São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro, que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade. Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor”, afirma a nota da Câmara.

O Partido Liberal também divulgou uma nota de pesar e pediu rigor nas investigações. “Cici dedicou sua vida ao progresso da cidade de São Gonçalo e à melhoria da qualidade de vida da população. Neste momento difícil, unimo-nos em solidariedade à família de Cici e aos amigos que compartilharam sua jornada. Pedimos às autoridades que conduzam uma investigação minuciosa e célere para esclarecer as circunstâncias de sua morte, buscando justiça”, diz a publicação.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter
e Threads

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Noticias

9 de novembro de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!