Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Saiba quem é Aldecyr Maldonado, vereador do PL assassinado em São Gonçalo

Saiba quem é Aldecyr Maldonado, vereador do PL assassinado em São Gonçalo

Por Rlagos Noticias

8 de novembro de 2023

Compartilhar no WhatsApp
O vereador Aldecyr Maldonado (PL), de São Gonçalo, morto a tiros na porta de casa O vereador Aldecyr Maldonado (PL), de São Gonçalo, morto a tiros na porta de casa — Foto: Reprodução/Instagram

SÃO GONÇALO – No dia que antecedeu sua trágica morte, o vereador Aldecyr Maldonado (PL), de 61 anos, conhecido como Cici Maldonado, estava cumprindo compromissos de sua agenda política em São Gonçalo, Rio de Janeiro. A jornada incluiu uma visita ao barbeiro, um amigo de longa data, seguida por um encontro com empresários locais e um importante acompanhamento de áreas relacionadas ao projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), ao lado do vice-governador do Rio, Thiago Pampolha. Na noite da mesma terça-feira, o vereador foi fatalmente baleado na frente de sua residência, localizada no Porto da Madama. Deixou para trás uma esposa e três filhas.

🔔 O Rlagos Rio agora está no Canal do WhatsApp: Clique aqui para seguir o novo canal do Rlagos Notícias no WhatsApp

Nativo e morador do bairro do Gradim em São Gonçalo desde a infância, Maldonado teve uma trajetória de vida humilde, com educação em escolas públicas e um início de carreira em uma empresa, onde atuou por 13 anos, antes de empreender e abrir seu próprio negócio.

Na política, sua trajetória foi de resiliência e persistência. Iniciou como articulador da então vereadora e posterior prefeita Aparecida Panisset em 1996, atuando como assessor. Apesar de tentativas anteriores, só conseguiu eleger-se vereador no último pleito, ao receber 2.425 votos pelo Partido Liberal (PL), assumindo o cargo em janeiro de 2021. Antes, em sua história política, concorreu ao cargo de vereador pelo PSDB em 2004, pelo PSC em 2008, e pelo PMDB em 2012, exercendo o mandato por 30 dias. Também foi suplente de deputado estadual pelo PSDC em 2006 e pelo PSL em 2014, chegando a assumir brevemente em 2015.

Na Câmara Municipal, Maldonado era conhecido por sua participação ativa, sendo membro da Comissão de Defesa Civil, vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos. Uma das suas últimas ações legislativas foi a apresentação do projeto de lei Nº 265/2023, que busca preservar e revitalizar campos de futebol de várzea, reconhecendo-os como patrimônio imaterial do município de São Gonçalo.

Os registros dos últimos momentos da vida pública de Maldonado foram compartilhados em seu perfil no Instagram, demonstrando o seu envolvimento e dedicação aos assuntos da cidade.

O velório do vereador será realizado na Igreja Batista Porto da Madama, a partir das 11h, e seu sepultamento está marcado para as 16h no Cemitério Parque da Paz, localizado no bairro Pacheco em São Gonçalo.

No perfil do vereador no Instagram, nos stories, ao longo da terça-feira foram publicados momentos da agenda dele no município. Primeiro, um corte de cabelo com um amigo de longa data. Em seguida, encontro com empresários da região. Mandonado também publicou a recepção ao vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, que acompanhou pontos importantes do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), que promete uma série de intervenções urbanísticas na cidade.

Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

O velório do parlamentar será na Igreja Batista Porto da Madama, a partir das 11h. O enterro está previsto para as 16h no Cemitério Parque da Paz, no bairro Pacheco, também em São Gonçalo.

Vida política

A entrada na vida política aconteceu de forma gradual. Em 1996, começou a atuar como um dos articuladores da ex-prefeita Aparecida Panisset. Eleita vereadora, Maldonado passou a trabalhar como seu assessor. Em 2004, Cici se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas não foi eleito.

Em 2006, Maldonado concorreu ao cargo de deputado estadual, pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), e ficou como suplente. Dois anos depois, voltou a tentar se eleger como vereador, pelo Partido Social Cristão (PSC), quando ficou como primeiro suplente. Neste ano, o vereador eleito Josias Muniz deixou o cargo para ser secretário e Cici assumiu o mandato, que se manteve até 2010, quando o parlamentar retornou ao legislativo.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter
e Threads

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Noticias

8 de novembro de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!