Search
Close this search box.
Casos de síndromes respiratórias agudas graves cresce no estado do Rio

Casos de SRAG só aumentam

Casos de síndromes respiratórias agudas graves cresce no estado do Rio

Por Rlagos Notícias

5 de junho de 2024

Compartilhar no WhatsApp

RIO-A quarta edição do Panorama de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Vírus Respiratórios (Panorama SRAG), divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), aponta um aumento significativo nas internações por SRAG que não são causadas pela Covid-19. Esse aumento é mais notável na faixa etária de zero a quatro anos. O Panorama SRAG analisou as semanas epidemiológicas de 19 a 21 de maio.

A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, enfatizou a importância de os pais estarem atentos aos sintomas respiratórios em seus filhos e levá-los a uma unidade de atendimento caso necessário.

Utilizando um modelo estatístico chamado “nowcasting”, a equipe de Vigilância do Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ estima o total esperado de casos para determinado período. Esse modelo apontou um aumento no número de casos estimados em comparação com os casos já registrados nas semanas epidemiológicas analisadas.

O Panorama SRAG também destaca que as crianças até quatro anos são as mais afetadas, principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório, um dos principais causadores da bronquiolite. As solicitações de leitos para esse público permanecem elevadas.

Além disso, o documento ressalta que a faixa etária de 80 anos ou mais também requer atenção, com um número estável de internações, principalmente devido aos vírus Influenza do tipo A e ao Vírus Sincicial Respiratório. As solicitações de leitos para essa faixa etária também se mantêm com pouca variação.

Os dados do Panorama SRAG são obtidos através de três sistemas: o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER) e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), que registra os resultados dos exames realizados pelo LACEN-RJ, laboratório estadual de referência.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

5 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!