Search
Close this search box.
Expectativa de vida global está em ascensão até 2050

Mais vida e mais problemas de saúde

Expectativa de vida global está em ascensão até 2050

Por Rlagos Notícias

6 de junho de 2024

Compartilhar no WhatsApp

Um estudo recente publicado na revista científica The Lancet revela que a expectativa de vida global está prevista para aumentar significativamente até 2050. Homens devem ganhar em média 4,9 anos, enquanto mulheres 4,2 anos nesse período. O estudo baseou-se em dados do Estudo Global de Carga de Doenças (GBD) de 2021, liderado pelo Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington.

Esse aumento é impulsionado por melhorias na saúde pública, especialmente na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, covid-19 e outras doenças transmissíveis. No entanto, a transição para um cenário com mais doenças não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, câncer e diabetes, associada a fatores de risco como obesidade e tabagismo, pode afetar negativamente a qualidade de vida da população, apesar do aumento da expectativa de vida.

Prevê-se que a expectativa de vida global aumente de 73,6 anos em 2022 para 78,1 anos em 2050, enquanto a expectativa de vida saudável aumentará de 64,8 anos para 67,4 anos no mesmo período. As desigualdades de saúde entre regiões devem diminuir, especialmente na África Subsaariana, embora persistam diferenças entre regiões de maior e menor renda.

Os pesquisadores recomendam intervenções políticas focadas em mitigar fatores de risco comportamentais e metabólicos, como níveis elevados de açúcar no sangue e pressão arterial alta, como forma de acelerar a redução da carga global de doenças.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

6 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!