Pesquisar
Close this search box.
STF suspende rede social X no Brasil após descumprimento de ordens judiciais

SAIU DO AR

STF suspende rede social X no Brasil após descumprimento de ordens judiciais

Ministro Alexandre de Moraes determina bloqueio da plataforma de Elon Musk e aplicação de multas milionárias por desrespeito às decisões do Tribunal

Por Rlagos Noticias

31/08/2024 11h25 -

Atualizado há 1 semana atrás

Compartilhar no WhatsApp
Após decisão do STF, X já está fora do ar em diversos provedores — Foto: Reprodução

Resumo

Sem tempo? Nossa inteligência artificial resume para você.

STF suspende rede social X no Brasil após descumprimento de ordens judiciais

O STF suspendeu a rede social X no Brasil após a plataforma de Elon Musk descumprir ordens judiciais. A decisão de Alexandre de Moraes inclui a aplicação de multas e o bloqueio do serviço até que as exigências sejam atendidas. A medida visa combater a disseminação de desinformação e discurso de ódio, especialmente em período eleitoral.

Gerado em: 31/08/2024

Laguinho

O Laguinho é a iniciativa do Rlagos para oferecer soluções de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Laguinho é supervisionada por jornalistas.

BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira a suspensão da rede social X, pertencente ao empresário sul-africano Elon Musk, em todo o território brasileiro. A decisão foi motivada pelo descumprimento, por parte da plataforma, de uma ordem judicial que exigia a nomeação de um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas, emitida dois dias antes. Além do bloqueio, Moraes estipulou uma multa de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que tentar utilizar a plataforma no país.

🔔 O Rlagos Rio agora está no Canal do WhatsApp: Clique aqui para seguir o novo canal do Rlagos Notícias no WhatsApp

Desde as 0h deste sábado, usuários começaram a relatar a inacessibilidade do site. Provedores de internet, em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já começaram a suspender o funcionamento da plataforma em seus servidores.

A decisão do STF também prevê que a suspensão permaneça em vigor até que todas as ordens judiciais sejam cumpridas e as multas aplicadas à rede social sejam pagas. O montante das multas já alcança R$ 18,3 milhões, referentes ao não cumprimento das ordens judiciais anteriores, incluindo a remoção de perfis envolvidos em tentativas de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Além do bloqueio do X, Moraes também determinou, inicialmente, que as lojas virtuais da Apple e Google removessem aplicativos de VPN, utilizados para mascarar a origem do acesso dos usuários. No entanto, o ministro recuou nessa ordem e decidiu aguardar manifestações das partes antes de tomar uma decisão final sobre o assunto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a postura de Musk e defendeu o respeito às decisões da Suprema Corte brasileira. A situação também está sendo acompanhada de perto pela embaixada dos Estados Unidos, que reiterou a importância da liberdade de expressão como um pilar da democracia, mas evitou comentar diretamente a decisão judicial.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook Instagram , Twitter
 e Threads

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Noticias

31 de agosto de 2024

Pesquisar
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!