Search
Close this search box.
Usa de inteligência artificial em notícias gera preocupações em todo o mundo, aponta pesquisa

Tecnologia

Usa de inteligência artificial em notícias gera preocupações em todo o mundo, aponta pesquisa

Público afirma não se sentir confortável com noticiário gerado principalmente por IA, segundo relatório do Instituto Reuters.

Por Rlagos Notícias

17 de junho de 2024

Compartilhar no WhatsApp
Uso da inteligência artificial traz novos desafios para as empresas jornalísticas — Foto: Pixabay

TECNOLOGIA – O uso de inteligência artificial na produção de notícias e desinformação tem sido cada vez mais alvo de preocupação em todo o mundo, e isso traz novos desafios para as empresas jornalísticas. É o que aponta o relatório anual Digital News Report, elaborado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo e divulgado nesta segunda-feira.

O estudo se baseia em pesquisas com quase 100 mil pessoas em 47 países. Os consumidores se mostraram desconfiados com o uso de IA para criar conteúdo de notícias, principalmente para assuntos delicados, como política, constatou a pesquisa.

Entre os entrevistados, 52% nos EUA e 63% no Reino Unido afirmaram que não se sentiriam à vontade com notícias produzidas principalmente com IA. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas nos EUA e outras 2 mil no Reino Unido para esse tema.

E mais: 59% dos participantes da pesquisa disseram estar preocupados com conteúdo de notícias falsas on-line. Esse número foi maior na África do Sul (81%) e nos EUA (72%), já que ambos os países realizam eleições este ano, segundo o relatório.

O relatório observou ainda que os entrevistados se sentiam mais confortáveis com o uso de IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente.

Outro desafio enfrentado pelas empresas jornalísticas, de acordo com o relatório, é a relutância do público em pagar por assinaturas de notícias. Após algum crescimento durante a pandemia, 17% dos entrevistados em 20 países disseram que pagavam por notícias on-line, número que se manteve inalterado nos últimos três anos.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

17 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!