Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Bombeiros Retomam Ações no Lixão de Teresópolis Após Nova Aparição de Fumaça

Bombeiros Retomam Ações no Lixão de Teresópolis Após Nova Aparição de Fumaça

Por Rlagos Notícias

3 de julho de 2023

Compartilhar no WhatsApp
Aterro sanitário de Teresópolis interditado pelo Inea Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro reiniciou, na manhã desta segunda-feira (3), ações de vistoria e avaliação técnica no Lixão Fischer, situado na BR-116, bairro da Prata, em Teresópolis, Região Serrana do Rio. A medida foi tomada após indícios de novos focos de incêndio no local, que na última semana liberou uma nuvem de fumaça que cobriu a cidade.

Equipes do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Teresópolis foram designadas para o local nos dois últimos dias, onde realizaram trabalhos de rescaldo. O serviço foi executado com auxílio de maquinário fornecido pela prefeitura local e caminhões-pipa da Cedae.

“O Corpo de Bombeiros do Rio segue avaliando diariamente e atuando, quando necessário, para resfriar e prevenir novos focos de incêndio no Aterro Sanitário de Teresópolis”, destacou a corporação em comunicado.

O mesmo procedimento já havia sido realizado durante o último fim de semana. No sábado (1), uma equipe de bombeiros trabalhou ininterruptamente das 8h25 da manhã até às 18 horas para extinguir os focos. A atividade foi retomada no domingo, quando novas equipes foram enviadas ao local para continuar com as ações de rescaldo.

Em consequência dos incidentes, a fiscalização no aterro foi solicitada para esta segunda-feira. É relevante mencionar que a fumaça que cobriu Teresópolis na semana passada, dia 26, teve origem no aterro sanitário, após um incêndio no local. O fenômeno resultou no fechamento de escolas próximas e os moradores com problemas respiratórios foram instruídos a usar máscaras.

Desde quarta-feira (28) da última semana, o local está interditado, após a Justiça do Rio suspender uma liminar que autorizava a operação. Em 2018, o aterro já havia sido impedido de operar por embargo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), porém a decisão foi revertida judicialmente.

A Prefeitura de Teresópolis declarou em nota que as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuarão acompanhando a fiscalização dos Bombeiros.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

3 de julho de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!